Jovens convidados ao “espírito de missão”

Celebração Diocesana do Dia Mundial da Juventude, em formato de fim de semana, preencheu corações de jovens, famílias e voluntários.

Foi um fim-de-semana repleto de emoções para quem participou na celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude, que este ano teve lugar no arciprestado de Águeda. Nesta celebração diocesana estiveram envolvidos cerca de 900 jovens, entre eles mais de 500 jovens participantes, 221 acolhidos em mais de 100 famílias, 360 voluntários, duas dezenas de párocos e as centenas de pessoas que se juntaram à Eucaristia de Domingo de Ramos, que encerrou esta grande festa da juventude católica da Diocese de Aveiro. Para Ondina Matos, diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJV), “o Dia Mundial da Juventude é um grande encontro anual da juventude católica da Diocese de Aveiro e foi possível porque existiram jovens que são Igreja, existiram famílias de acolhimento que proporcionaram experiências de encontro entre jovens da nossa diocese. Foram momentos marcantes de animação, oração e coração cheio, Alegres no Senhor e com a certeza que juntos somos MAIS”.

Oração, animação, compromisso

O fim de semana arrancou no sábado, no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda onde voluntários e famílias de acolhimento esperavam os jovens que foram chegando em grupos de várias paróquias da diocese. O primeiro grande momento de encontro de todos foi especialmente marcante, com a oração rica em interpelações, provocações de espírito, união e desafios entre os presentes. No final, foi realizada a distribuição de famílias por agrupamentos de paróquias do Arciprestado de Águeda (Valongo, Trofa, Espinhel, Recardães, Castanheira, Aguada de Cima, Barrô) e foi notório o convívio e a troca de impressões entre famílias e jovens num ambiente verdadeiramente familiar.

O domingo começou ao ar livre, em alguns agrupamentos, com atividades locais que mostraram um pouco da realidade pastoral vivida em cada paróquia, com o objetivo de “acordar para a vida” aqueles cuja fé anda mais escondida. Depois do almoço, que foi realizado em cada agrupamento, os jovens e famílias juntaram-se na Praça do Município para o ponto culminante deste fim de semana, a celebração eucarística.

A equipa de animação SDPJV e a fanfarra da CERCIAG animaram a tarde que, apesar de chuvosa, encheu os jovens da Diocese de Aveiro de alegria, de sorrisos, de música, de desafios… Na despedida ficaram os abraços e os agradecimentos que tornaram possíveis este fim-de-semana.

SDPJV

Sorriso e presença de um bispo que nos acompanha

D. António Francisco, Bispo de Aveiro, acompanhou de perto o encontro por excelência da juventude diocesana. Na Eucaristia, e a partir do ambiente de festa que ao longo do dia espalhou orações, canções e encontros por todas as paróquias do arciprestado de Águeda, D. António fez um apelo aos jovens e famílias presentes, não só do arciprestado de Águeda, mas também de toda a Diocese, para que em conjunto se faça uma caminhada familiar com vista a uma mobilização de todas as paróquias para “a alegria de sermos verdadeira família de famílias, na riqueza da sua diversidade e na beleza da sua pluralidade”. D. António Francisco convidou os jovens ao espírito de missão: “O espírito de serviço que o Santo Padre vos convida na sua mensagem chama-se na nossa diocese e neste tempo jubilar que se aproxima espírito de missão ao serviço da nova evangelização”.

Por último, distribuiu confiança aos jovens deixando o convite: “Sejamos, com Cristo, ao longo desta Semana Maior e deste tempo Pascal que a partir da Páscoa começa, firmes na fé e disponíveis para a missão”.

Testemunos

Sentimos a falta dos jovens na nossa terra

Gostamos de jovens e sentimos a falta deles na nossa terra. Se fossem nossos filhos, gostávamos que os recebessem tão bem como nós esperamos receber! Estamos a gostar imenso deles e já nos divertimos muito a cantar juntos!

Clara, Macieira de Alcoba, Família de Acolhimento

Alegria de ser jovem cristão

O que me traz cá é a grande animação que se vive e a possibilidade de estar com jovens que tal como eu sentem alegria de ser jovem cristão. Gostei muito de todas as atividades, mas sem dúvida a experiência em família foi dos momentos mais marcantes para mim”.

Lénia, jovem participante de Nariz

Águeda agradece

Nenhum lugar se define apenas pela dimensão e número de pessoas que o habitam. As qualidades e defeitos, as dificuldades e eventuais facilidades também fazem parte. Todas estas características implicam, moldam e condicionam a forma como se enfrentam desafios.

A EAPJV Águeda abraçou o desafio da celebração do DMJ no Arciprestado de Águeda. Abraçou-o e aceitou-o ciente de que não seria fácil, que exigiria trabalho, dedicação, tempo que as nossas vidas apressadas às vezes mal descobrem… Mas estávamos também todos certos de que tudo se faria com alegria, que se viveria com a certeza de que Deus está connosco e que nada Lhe impossível.

Foi assim, com obstáculos, dificuldades e inquietações que o DMJ se construiu, se fez crescer forte e fecundo no Arciprestado de Águeda.

A EAPJV Águeda agradece o desafio e a confiança… Agradece, mais uma vez, a todos quantos o tornaram possível, aos jovens, voluntários, às famílias que se disponibilizaram a acolhê-los e a todas as instituições e instâncias que juntamente connosco aceitaram o DMJ como hipótese de crescimento e valorização… A EAPJV agradece o DMJ’12 – Águeda!

Ni Oliveira, voluntária e membro Equipa Arciprestal de Águeda

Oportunidade de revitalizar a juventude e os cristãos de Águeda

Este fim de semana resultou numa boa oportunidade de revitalizar a juventude e os cristãos do Arciprestado de Águeda, possibilitando aos jovens da diocese uma atividade cheia de alegria e boa disposição. Os voluntários fizeram de tudo para que esta celebração diocesana fosse um verdadeiro momento de reunião e animação com os jovens provenientes dos 10 arciprestados que compõem a Diocese de Aveiro. As famílias estiveram envolvidas e proporcionaram um excelente acolhimento. Houve momentos únicos de vivência familiar e partilha intergeracional que ficarão na memória e nos corações. Julgo que esta modalidade de acolhimento teve o efeito desejado, contribuindo para um impacto efetivo e muito positivo na população aguedense que poderá dar bons frutos na vivência das comunidades locais. Os momentos de animação e oração serão certamente recordados com carinho por todos os participantes desta experiencia de fé viva, alegre e dinâmica, que mostra bem que em Cristo somos felizes”.

Diác. Nuno Queirós, coordenador e assistente Equipa Arciprestal de Águeda