“Maratona” de solidariedade entre 23 e 24 de fevereiro vai permitir realizar projetos em todo o país e apoiar mais de 20 mil pessoas.
Cerca de 6000 mil escuteiros e 1200 voluntários de todo o país vão estar envolvidos entre 23 e 24 de fevereiro numa “maratona” de solidariedade integrada na comemoração dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas (CNE – escutismo católico).
A iniciativa, que também pretende honrar a memória do fundador do maior movimento juvenil mundial, Robert Baden-Powell, vai permitir a crianças, jovens e adultos desenvolverem “voluntariado junto dos outros e para os outros”, numa espécie de “boa ação coletiva”, realça o chefe nacional Carlos Pereira, numa mensagem veiculada através da Internet.
O coordenador do CNE espera que o evento se afirme como “uma grande manifestação de escutismo” numa ocasião “de ação de graças” e que os grupos envolvidos possam “contribuir para a felicidade dos outros”.
As “48 horas de Voluntariado” vão contar com a participação dos elementos da 4.ª secção do CNE, os Caminheiros, com idades entre os 18 e os 22 anos, acompanhados pela respetiva direção de agrupamento.
Com o apoio dos voluntários inscritos, “os escuteiros católicos vão intervir em áreas de apoio social, património, ambiente, cultura, educação e saúde” e esperam beneficiar mais de 20 mil pessoas.
Entre os projetos a implementar vão estar trabalhos de recuperação em escolas, mercados e outras infraestruturas, a colaboração na limpeza de matas e criação de trilhos e ainda o apoio a instituições sociais na recolha e distribuição de bens aos mais carenciados.
