“Álbum do Mar” é o título da exposição de pintura, da autoria de Costa Pinheiro, que se encontra patente ao público, até ao dia 14 de Janeiro, na sala de exposições temporárias do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).
Constituída por um conjunto de aguarelas, “Álbum do Mar” é uma narrativa pelo imaginário marítimo português, num trabalho que contou com o apoio do Museu da Cidade da Câmara Municipal de Lisboa e da galeria Fernando Santos, da cidade do Porto.
Costa Pinheiro nasceu em 1932, em Moura. Frequentou a Escola António Arroio e a Faculdade de Belas Artes do Porto, e estudou em Paris, com uma bolsa da Fundação Gulbenkian. Foi preso político, tendo optado por sair de Portugal e fixar residência em Munique (Alemanha). Regressou a Portugal após a implantação da democracia, acabando por morar em Quelfes, no Algarve. É considerado como um dos pintores portugueses mais marcantes da segunda metade do século passado.
