O Museu de Aveiro é um dos museus tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) que poderá mudar de tutela, uma vez que o Plano Estratégico para os Museus do Século XXI, apresentado pelo Ministério da Cultura, prevê a eventual municipalização de alguns desses museus ou a transferência da sua tutela para as direcções regionais da Cultura.
Tanto a directora do Museu de Aveiro, Ana Margarida Ferreira, como a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, Maria da Luz Nolasco, manifestaram-se contra a eventual saída do museu aveirense da rede de museus tutelados pelo IMC, opiniões expressas na tertúlia “Conversas à volta do Património”, subordinada ao tema “Museus e Espaços Museológicos em Aveiro. Que futuro?”, promovida pela Associação de Defesa e Estudo do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV).
Apesar do IMC se debater com falta de meios humanos, técnicos e financeiros, Ana Margarida Ferreira defende a manutenção do Museu de Aveiro na rede tutelada pelo IMC, e também uma maior autonomia e flexibilização na gestão do museu e no estabelecimento de parcerias com instituições da região, como a Câmara Municipal e a Universidade, entre outras.
Maria da Luz Nolasco advertiu para o facto da autarquia aveirense não ter meios humanos e financeiros capazes de assumir a responsabilidade pela gestão do Museu de Aveiro, tanto mais que este, pelas colecções que possui, é assumidamente um museu de âmbito nacional, alertando para o que aconteceu com a “municipalização” do parque escolar.
