Sobretudo o zelo constitucional é curioso. Aqui e ali, gente indignada fareja com regularidade incumprimentos da sacrossanta lei fundamental sem perceber, ou fingindo não perceber, que o problema não passa por aí. A situação para que, direta ou indiretamente, tantos entusiastas do legalismo arrastaram o país força o país a esquecer a constitucionalidade e a preocupar-se com a realidade.
Alberto Gonçalves
Diário de Notícias, 13-01-2013
Tanta ciência económica e financeira, ensinada nas Universidades Católicas, não será capaz de imaginar contributos para alternativas concretas, técnica e politicamente viáveis? A Banca é para salvar as pessoas ou serão estas, as exploradas, que devem salvar os interesses da Banca, mediante decisões governamentais? Não será possível desconstruir configurações políticas que, nos seus efeitos, resultam em grandes negócios para uns e em castigo para a maioria da população?
Bento Domingues
Público, 13-01-2013
O relatório do FMI merece ser lido não apenas pelo que propõe, mas sobretudo pelo retrato que faz do país. É um retrato cruel, que mostra um Estado que gasta de mais para os serviços que presta, que falha na promoção da equidade e que está capturado por interesses particulares. Nada de substancialmente novo, pois muito do que ali vem anda a ser dito há mais de dez anos por muita e boa gente em artigos, entrevistas, congressos, livros.
José Manuel Fernandes
Público, 11-01-2013
Políticos que legislam sobre privilégios de que beneficiam apenas políticos [a propósito de um autarca que se reforma aos 47 anos com reforma superior a 1800 euros] é bem capaz de ser uma coisa em que o homem comum também gostaria de participar.
Paulo Baldaia
Diário de Notícias, 13-01-2013
