“Nadir Afonso – Retrospectiva” é a grande exposição de pintura que assinala o terceiro aniversário do Centro Cultural de Ílhavo (CCI). A mostra pode ser visitada gratuitamente até ao dia 19 de Junho.
Esta exposição é constituída por dezenas de obras, algumas delas de grandes dimensões, representativas das principais fases criativas do artista, permitindo um melhor conhecimento da evolução pictórica de Nadir Afonso. Como curiosidade, há que realçar a presença de vários temas reproduzidos rigorosamente iguais em aguarela e em tela, os primeiros de menores dimensões e os segundos significativamente maiores.
Como complemento, no dia 21 de Abril, pelas 21h30, terá início “A Linha da Viagem – Um conto coreográfico em Terras de Nadir”, pelo Teatro O Bando. Nos dias 21, 27 e 28 de Maio, e 17 de Junho, terão lugar visitas guiadas à expsição.
Nadir Afonso nasceu em 1920, em Chaves. Após ter completado o ensino liceal, quis inscrever-se na Escola de Belas-Artes do Porto, mas, por influência de seu pai, acabou por se matricular em Arquitectura. Em 1946, troca o Porto por Paris para frequentar a Escola Nacional Superior de Belas-Artes. Ao longo da sua carreira conviveu e trabalhou com figuras notáveis da cultura contemporânea como Jean Cocteau, Fernand Lèger, Le Corbusier e Óscar Niemeyer. Em 1958 expõe a sua pintura Espacilimité no Salão das Novas Realidades em Paris e, desde então, seguiram-se diversas exposições em galerias e museus portugueses e estrangeiros.
Distinguem-se as suas participações na Bienal de São Paulo, em 1961 e 1969, e os Prémios Nacional de Pintura, em 1967, e Amadeo de Sousa-Cardozo, em 1969. É ainda autor de trabalhos de reflexão teórica como “La Sensibilité Plastique” (1958), “O Sentido da Arte” (1983) ou “O Tempo não Existe – Manifesto” (2010).
