O Museu de Aveiro volta a acolher mais uma edição do “Natal do Livro”, uma iniciativa do Instituto dos Museus e da Conservação (ex Instituto Português de Museus), que decorre nos vários museus nacionais tutelados por este instituto, visando promover os livros editados pela instituição.
Sem dispor do amplo espaço onde o evento decorreu em anos anteriores, devido às obras que estão a decorrer no edifício do antigo Convento de Jesus, que alberga o museu, o “Natal do Livro” está limitado em termos de área, o que se reflecte também no número de obras disponíveis. Por isso, este ano, foram seleccionados os 15 títulos que, para o público que frequenta o Museu de Aveiro, serão os mais significativos da vasta lista de obras disponíveis durante esta campanha “Natal do Livro”.
Apesar das obras, e das consequentes limitações de espaço, o Museu de Aveiro considerou importante acolher a campanha “Natal do Livro”, já que permite ao público aveirense adquirir livros de inegável relevância cultural, patrimonial e histórica, por preços bastante acessíveis, alguns com descontos consideráveis. A par desses, há uma obra sobre Columbano que não tem qualquer desconto, por se tratar de um livro editado este ano, e que é um catálogo de referência sobre a obra desse grande pintor português.
Dos 15 títulos disponíveis, podemos destacar o “Livro Antigo” do Museu de Aveiro, um catálogo do fundo bibliográfico do Museu de Aveiro, e o livro “Pintura Portuguesa do Século XVII – Histórias, Lendas, Narrativas”, que inclui referências a diversas obras de arte existentes na colecção de pintura do Museu de Aveiro, como o quadro que retrata D. Frei Bartolomeu dos Mártires, pintado por António André, entre 1620 e 1626.
A campanha do livro decorre até ao dia 31 de Dezembro, no horário normal do Museu de Aveiro: de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h30.
Na loja do museu, e para além dos livros, o público pode adquirir uma série de outras peças, como porcelanas, pratas, têxteis, entre outras, que, na sua maioria, são reproduções de obras existentes nos museus tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação.
