“Nous sommes ici, Marie”. Eis-nos aqui, Maria

Partilha Há 50 anos, um grupo de Aveiro participou no 1.º Congresso Mundial da Juventude Agrária Católica, no Santuário de Lourdes, França

Há cinquenta anos, nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 1960, realizou-se em Lourdes, o 1.º Congresso Mundial da Juventude Agrária Católica, cujo tema foi a “Fome no Mundo”. Além de estarem representantes de todos os continentes, Portugal também marcou presença com grupos de jovens – rapazes e raparigas – de todas as dioceses, incluindo Açores e Madeira, e das colónias Angola e Cabo Verde.

Presidiu à representação portuguesa D. José Pedro da Silva, Bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Junta Central de Acção Católica Portuguesa.

Aveiro também esteve presente com cerca de 50 jovens da Juventude Agrária Católica Masculina e Feminina (JAC e JACF). Deslocaram-se em autocarro acompanhados pelos seus Assistentes, P.e Manuel Simão e P.e Sebastião Rendeiro, já falecidos.

A maior parte das outras dioceses optou pela viagem de comboio.

A preparação do Congresso teve vários aspectos que decorreram ao longo de um ano:

1. O estudo do tema fome, pelos grupos, nas reuniões quinzenais sobre a fome de pão e outras formas de fome sentidas no meio;

2. Obtenção de fundos, com peditórios; sorteios, organização de festas nas paróquias e outros modos para a angariação dos meios financeiros para ajudar à deslocação;

3. A escolha dos respectivos representantes pelos elementos das paróquias;

4. A preparação e conjunta dos militantes diocesanos para a participação no Congresso.

O programa em Lourdes foi vasto. Não vamos apresentá-lo todo, mas apenas aquilo que mais nos sensibilizou e que recordamos passados 50 anos.

Depois de termos chegado a Lourdes ao fim da tarde do dia 26, o programa do Congresso desenvolveu-se nos dias 27, 28 e 29.

O primeiro dia, entre outras actividades, foi ocupado com a apresentação dos congressistas a Nossa Senhora, com a Eucaristia, Saudação de Boas Vindas e Procissão das Velas.

No dia 28, houve missas por grupos linguísticos, encontro de delegados por Continente, celebração litúrgica na Basílica de S. Pio X e, à noite, no estádio, grande jogo cénico sobre a fome no mundo. Este jogo, com 20 quadros, desenvolveu cinco temas:

1. Dois terços da Humanidade sofrem os horrores da Fome.

2. A Emigração e os problemas das pessoas deslocadas.

3. Infância infeliz – Mortalidade infantil.

4. As doenças como consequência da fome.

5. A fome causa de violências sociais e da guerra.

O terceiro dia foi ocupado por um solene pontifical e mais tarde com a sessão de encerramento.

Julgo que haverá ainda na nossa diocese alguns desses participantes que, como eu, viveram cheios de entusiasmo os dias do Congresso, e que, apesar do peso dos anos, continuam a dar a Igreja os seus serviços e entusiasmo com muito amor, numa sociedade nova e difícil, que nos cerca e que nos exige formas novas de serviço à mesma causa.

Felicito todos aqueles que deram muito de si à Acção católica na nossa Diocese em todos os organismos que existiram. Queria felicitar aqueles jovens e adultos que em Acção Católica Rural continuam o apostolado e vão dando o seu melhor ao serviço da mesma causa.

Maria Cândida Abreu