O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, recebeu no dia 8 de Janeiro as cartas credenciais do novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, durante uma cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.
O arcebispo italiano, de 64 anos, era Núncio Apostólico no Peru e foi nomeado como representante diplomático do Papa em Lisboa no dia 8 de Novembro de 2008.
D. Rino Passigato nasceu em Bovolone, Itália. Ordenado padre em Verona, no dia 29 de Junho de 1968, foi nomeado arcebispo em 1991.
Antes de chegar a Portugal, passou pelas Nunciaturas da Bolívia (1996-1999) e do Peru (1999-2008). D. Passigato sucede ao também italiano D. Alfio Rapisarda, que renunciou ao cargo por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico, 75 anos de idade, no passado dia 2 de Setembro.
Este diplomata chegou a Portugal a 12 de Outubro de 2002, ficando na história como o representante diplomático da Santa Sé aquando da assinatura da nova Concordata com o Estado português, a 18 de Maio de 2004.
Crise mais moral do que económica
Na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático ao Presidente da República, na segunda-feira, 12 de Janeiro, D. Rino Passigato afirmou que “a crise com que hoje se debatem todos os povos do mundo não é somente económica. É também moral”. “Para superá-la urge congregar as melhores energias de todos os homens do mundo. E estamos seguros de que Portugal não vai regatear o seu esforço neste desafio”, disse.
