Para finalizar o conjunto de artigos com dicas sobre segurança na Internet, iremos abordar esta semana o correio electrónico (e-mail). Pela definição retirada do sítio da Agência para a Sociedade de Conhecimento, verificamos que correio electrónico é um “sistema que permite o envio de mensagens por computadores inseridos em redes de comunicação ou por outro tipo de equipamento de comunicações. O correio electrónico é uma versão informatizada dos serviços de correspondência interna ou dos serviços postais. As mensagens poderão incluir voz, texto, gráficos, imagens e outras informações”.
Como fomos descobrindo ao longo destas últimas semanas, há sempre que ter cuidados no uso das as novas tecnologias. No caso do correio electrónico devemos:
1. Manter a aplicação de anti-vírus devidamente actualizada e activa. Desta forma evitamos a intrusão de mensagens com conteúdos maliciosos. Por outro lado, a própria aplicação verifica cada mensagem recebida.
2. O filtro anti-spam deverá estar activo. Actualmente a maioria dos servidores de correio electrónico possui essa funcionalidade de filtragem.
3. Não correr programas de origem desconhecida. Por ve-zes recebemos mensagens com anexos no mínimo estranhos e de origens desconhecidas. Não descarregue ou instale nenhum desses ficheiros, acima de tudo se a sua proveniência for desconhecida. Mas atenção, também não é suficiente que a mensagem venha de um endereço conhecido. O computador de origem pode já estar infectado, servindo este método para expandir o vírus.
4. Cuidado com os reencaminhamentos. Por vezes, recebemos informações convidando para clicarmos num determinado endereço que nos parece fiável. Deverá, antes de avançar, certificar-se que de facto o endereço de destino é o que aparece, pois este pode estar mascarado. Os endereços podem reencaminhá-lo para um sítio com conteúdo malicioso. Um exemplo disso é o denominado “phishing”, que utiliza endereços mascarados, levando o utilizador a visitar sítios que irão obter informações suas de uma maneira menos correcta.
A regra de ouro para usarmos em pleno todas as potencialidades que a Internet nos proporciona é só uma: deveremos estar constantemente informados de tudo aquilo que vai surgindo de novo nesta área das novas tecnologias.
Fernando Cassola Marques
