“O Lado Humano da Medicina”

Médicos contistas

António Leal, mais conhecido por Dr. Marques Leal, médico do Centro de Saúde de Ílhavo e do Grupo Vista Alegre, é co-autor do segundo volume da obra “O Lado Humano da Medicina”, lançado em Guimarães no passado dia 29 de Setembro.

“O Lado Humano da Medicina” resultou de uma selecção de contos reunidos no concurso literário promovido pelo Jornal Médico de Família. “Há quase vinte anos”, de António Leal, foi um dos contos premiados no concurso, o que lhe garantiu a sua inclusão na obra agora editada, obra esta que veio mostrar, se é que tal seria preciso, que entre os médicos não faltam excelentes escritores, como regista a nossa história literária.

Os contos desta colectânea foram escritos por médicos de Medicina Familiar de vários pontos do País, que vivem a sua profissão com afectividade, proximidade e solidariedade com os doentes e seus familiares.

São 14 contos que caracterizam o que de mais profundo existe na relação entre médico, paciente e família, dando a conhecer o lado humano da medicina, decerto a mais sensível das actividades profissionais. Neles se mostra o lado emocional que reflecte alegria e tristeza, vida e morte, paradoxos do dia-a-dia de todos nós.