Os Papas, a Doutrina Social, Portugal e o Mundo

“Rerum Novarum” (“Das coisas novas”). Encíclica fundadora da doutrina social da Igreja. Aborda a “questão operária”, isto é, a alteração das relações entre operários e patrões, na sequência da revolução industrial. Defende a via do diálogo sobre a luta e a revolução, o direito dos trabalhadores, o direito de propriedade e a liberdade económica. Dá origem ao sindicalismo católico.

“Quadragesimo anno” (“No quadragésimo aniversário”). O Papa fala da “questão social” alargada a toda a sociedade quando a depressão económica iniciada em 1929 ainda não atingira o máximo. Defende a justiça social, mas distancia-se da via comunista, propondo a subsidiariedade: o que as instituições próximas do cidadão puderem fazer não deve fazer o Estado.

“Na solenidade do Pentecostes”. Mensagem de Pio XII transmitida pela rádio (“o que para muitos é arma de combate, para nós transforma-se em instrumento providencial de apostolado activo e pacífico”), durante a II Guerra Mundial, em defesa da família, do trabalho, do “direito fundamental de usar dos bens materiais da Terra”, do direito a emigrar para procurar melhores condições de vida.

“Benignitas et Humanitas” (“Bondade e amor para com os homens”, Tt 3,4). Quando na Europa a guerra está perto do fim e a reconstrução vai iniciar-se, Pio XII defende “uma sã democracia, fundada sobre os princípios imutáveis da lei natural e das verdades reveladas”, que é contrária “ao poder sem freio e sem limites” de algumas concepções de Estado. A Igreja é defensora da verdadeira dignidade e liberdade humana.

“Mater et Magistra” (“Mãe e Mestra”). João XIII reconhece a mudança vertiginosa do mundo (a energia, a indústria, a mecanização da agricultura, as comunicações…), nota que a pobreza está no campo (e já não na indústria) e entre regiões de um mesmo país. Propõe a socialização personalista. Praticada “em conformidade com as leis morais”, não oprimirá os indivíduos. Pelo contrário, ajudará a que se “desenvolvam as qualidades próprias da pessoa humana”.

“Pacem in Terris” (“A Paz na Terra”). Quando sobre o mundo paira a ameaça nuclear, João XXIII escreve às “pessoas de boa vontade”: “A paz na Terra, profunda aspiração de todos os tempos, não se pode estabelecer se não se respeitar integralmente a ordem estabelecida por Deus”. Perscrutando os “sinais do tempo”, o Papa dá cidadania eclesial aos direitos humanos, mas sem esquecer “a inseparável correlação” com os deveres.

“Gaudium et Spes” (“As alegrias e as esperanças”). Esta extensa constituição pastoral do II Concílio do Vaticano sobre “A Igreja no mundo actual” aborda assuntos como a condição humana, a cultura, a família, o desenvolvimento, a paz e o desarmamento. Mas realça-se o princípio do destino universal dos bens: “Deus destinou a Terra e tudo o que ela contém para uso de todos o género humano e de todos os povos” (…), “sejam quais forem as formas de propriedade”…

“Populorum Progressio” (“O Progresso dos Povos”). Numa época de esperança (bem-estar material no Ocidente e independências africanas), Paulo VI defende um desenvolvimento integral, isto é, da pessoa toda e de todas as pessoas. “O desenvolvimento dos povos, daqueles que se esforçam por afastar a fome, a miséria, as doenças, a ignorância… é seguido com atenção pela Igreja”.

“Octogesima Adveniens” (“No Octogésimo Aniversário”). Nesta carta apostólica, Paulo VI fala da urbanização, do estatuto dos jovens e das mulheres, do direito à emigração e do ambiente. O Papa nota a ambiguidade do progresso quando realizado sem consciência moral e reconhece que há “uma variedade legítima de opções possíveis” quanto ao empenhamento político dos cristãos.

“Convenientes ex Universo” (“Reunidos de todas as partes do mundo”). O documento final dos Sínodo dos Bispos sobre a Justiça no Mundo realça a educação para a justiça, a ser desempenhada pela Igreja Católica (e em colaboração com outras igrejas). A luta pela justiça deve assumir a via do amor. Para a mudança social, os cristãos preferem “o caminho da acção não violenta e a actuação junto da opinião pública”.

“Laborem Exercens” (“Mediante o trabalho”). “O trabalho encontra-se no centro da «questão social»”, diz João Paulo II; é fonte de realização, de sustento, de progresso e de… conflitos. O desemprego é “sempre um mal” e pode “tornar-se verdadeira calamidade social”. Exige a actuação das instituições financeiras, políticas, económicas. Outros temas: sindicalismo, família, direitos, teologia do trabalho. Trabalhar é “colaborar com Deus”.

“Sollicitudo Rei Socialis” (“A solicitude social da Igreja”). João Paulo II retoma a PP, notando que os progressos foram ténues. Alarga-se o fosso Norte-Sul, surgem novas formas de pobreza, desviam-se recursos para o armamento… A encíclica fala de solidariedade (em vez de igualdade), que não é um “sentimento de compaixão vaga ou de enternecimento superficial”, mas uma “determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum”.

“Centesimus Annus” (“O centenário”). No rescaldo da queda do bloco soviético, a encíclica reconhece que o mercado livre é “eficaz para dinamizar os recursos e corresponder às necessidades”. Porém, “não se pode realizar num vazio institucional, jurídico e político”. Lucrar é justo, salvaguardados os factores humanos e morais, mas existem os perigos do economicismo, o consumismo, a “questão ecológica”.

1880

(1760) – Início de Revolução Industrial na Inglaterra

(1776) – Adam Smith publica “A Riqueza das Nações”

(1779) – James Watts inventa a máquina a vapor

(1848) – “Manifesto do Partido Comunista”, por Karl Marx e Friedrich Engels

(1867) – Primeiro volume de “O Capital”, de Karl Marx

1886 – (1 de Maio) – Milhares de trabalhadores saem à rua em Chicago

1889 – (1 de Maio) Começa-se a comemorar o Dia Mundial do Trabalhador

1890

1890 – Ultimato britânico a Portugal por causa do território entre Angola e Moçambique

1891 – Leão XIII publica a encíclica “Rerum Novarum”

1895 – Roentgen descobre os Raios X

1900

1901 – Primeira atribuição dos prémios Nobel

1903 – Morte de Leão XIII. Eleição de Pio X. Os irmão Wright realizam o primeiro voo de avião

1908 – Primeiros sistemas de segurança social, na Inglaterra. Em Portugal, assassinato do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro

1910

1910 – Instauração da República em Portugal

1912 – Naufrágio do Titanic

1914 – Morte de Pio X. Eleição de Bento XV

1914-1918 – I Guerra Mundial

1917 – Aparições Marianas de Fátima. Revolução Russa.

1919 – Na Inglaterra, o dia de trabalho só pode ter oito horas

1920

1922 – Morte de Bento XV. Eleição de Pio XI. Mussolini marcha sobre Roma e conquista o poder. Fundação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)

1925 – Instituição da Solenidade de Cristo-Rei

1926 – A Revolução de 28 de Maio põe fim à Primeira República em Portugal

1929 – Tratado de Latrão, entre a Itália e a Santa Sé. Criação da cidade-estado do Vaticano

1929 – “Crash” bolsista nos EUA. Início da Grande Depressão

1930

1931 – “Quadragesimo anno”, encíclica de PioXI

1931 – A crise económica estende-se dos EUA ao resto do mundo

1933 – Hitler sobe ao poder na Alemanha. Início do Estado Novo em Portugal

1933-1937 – “New Deal”, programa Roosevelt, para sair da crise no EUA

1939 – Morte de Pio XI. Eleição de Pio XII

1939-1945 – II Guerra Mundial

1940

1941 – “La Sollenità della Pentecoste”, radiomensagem de Pio XII

1944 – Acordos de Bretton Woods, que redesenham o sistema financeiro internacional

1944 – Radiomensagem “Benignitas et Humanitas”, de Pio XII

1945 – Fundação das Nações Unidas (ONU)

1948 – Criação do estado de Israel

1949 – Criação da NATO

1950

1950 – Criação do salário mínimo, em França

1951 – Criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), fundada na reconciliação da França e da Alemanha. Integram-na também a Itália, a Holanda, A Bélgica e o Luxemburgo

1957 – Tratado de Roma, que institui a Comunidade Económica Europeia. Integra os seis países da CECA. A União Soviética lança o Sputnik. Início das emissões regulares de televisão em Portugal

1958-63 – Pontificado de João XXIII

1960

1960 – (Ao longo da década) Independência da maioria dos países africanos

1961 – Encíclica “Mater et Magistra”. Construção do Muro de Berlim

1962 – Crise dos mísseis de Cuba

1962-65 – II Concílio do Vaticano. Constituição pastoral “Gaudium et Spes”

1963 – Encíclica “Pacem in terris”. Morte de João XXIII. Eleição de Paulo VI

1965 – Paulo VI na ONU 1966 – Revolução cultural na China

1967 – Encíclica “Populorum Progressio”. Paulo VI em Fátima

1968 – Maio. Manifestações estudantis em Paris

1969 – Chegada do Homem à Lua. Surge a Arpanet, embrião da Internet

1970

1971 – Carta apostólica “Octogesima adveniens”; documento final dos Sínodo dos Bispos “Convenientes ex Universo”

1973 – Primeira Crise do Petróleo

1974 – Revolução dos Cravos, em Portugal. Nixon renuncia à presidência dos EUA, na sequência do caso Watergate

1975 – Independência das antigas colónias portuguesas. Fim da Guerra do Vietname

1977 – A China adere à economia de mercado

1978 – Morte de Paulo VI. Eleição de João Paulo I. Morte de João Paulo I. Eleição de João Paulo II

1980

1980 – Lech Walesa funda o sindicado Solidariedade

1981 – Tentativa de assassinato de João Paulo II. Encíclica “Laborem Exercens”

1982 – Primeira visita de João Paulo II a Portugal

1983 – Identificação do vírus da SIDA (primeiros casos em 1981)

1985 – Onda de solidariedade em favor dos países africanos que passam fome e que culmina no concerto Live Aid. “Perestroika” (“reestruturação”) de Gorbachev, na URSS

1986 – Portugal adere à CEE (actual UE). Explosão do vaivém Challenger, nos EUA

1987 – Encíclica “Sollicitudo rei socialis”.

1988 – Fim da Guerra Irão-Iraque

1989 – Queda do Muro de Berlim

1990

1990 – Unificação da Alemanha. Fim do apartheid na África do Sul. Ao longo da década: revolução das telecomunicações, com o telemóvel e a Internet

1991 – Encíclica “Centesimus annus”. Desintegração da URSS. Em Genebra cria-se a World Wide Web e o primeiro “site”. Início das guerras da ex-Jugoslávia. Primeira Guerra do Golfo

1992 – A Comunidade Económica Europeia dá lugar à União Europeia

1994 – Genocídio no Ruanda. Criação da Organização Mundial de Comércio

1996 – Prémio Nobel da Paz para D. Ximenes Belo e Ramos-Horta. Clonagem da ovelha Dolly

1998 – Prémio Nobel da Literatura para José Saramago

2000

2000 – Sequenciação do genoma humano

2001 – Queda das torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Início da Guerra do Afeganistão

2002 – Independência de Timor, na sequência do referendo de 1999

2003 – II Guerra do Golfo

2005 – Morte de João Paulo II. Eleição de Bento XVI. Encíclica “Deus caritas est”

2007 – Tratado de Lisboa. O crédito “subprime” dos EUA desencadeia crise financeira e económica mundial. Encíclica “Spe salvi”

2008 – Eleição de Obama para presidente dos EUA

2009 – Encíclica “Caritas in veritate”