Padre António Tavares comemorou 65 anos de sacerdócio ministerial

P.e António Tavares, ex-pároco de Valongo do Vouga e presentemente a assumir o cargo de Capelão da Misericórdia de Águeda, fez 65 anos de padre no dia 5 de janeiro e celebrou no dia 6, na Santa Casa da Misericórdia, os 65 anos da sua primeira missa (“Missa Nova”), na presença de familiares, amigos, colegas padres e diáconos e ainda do Bispo Emérito da Guarda e de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, que presidiu à concelebração.

A Eucaristia decorreu num espaço da Santa Casa que compreendia duas salas-de-estar, interligadas entre si e por um circuito fechado de televisão, para que todos pudessem acompanhar o ato litúrgico.

Durante a celebração o P.e Tavares foi acometido de um ligeiro desmaio, sendo prontamente levado em maca e assistido medicamente noutro local. Quase no final da celebração, voltou pelo seu próprio pé e ao som de uma enorme salva de palmas de todos os amigos presentes que, durante largos minutos, haviam ficado apreensivos pelo seu estado de saúde. Depois, no final da celebração, o P.e Tavares, sem quaisquer outros percalços, dirigiu aos presentes umas palavras de agradecimento.

No almoço que se seguiu, foram feitas diversas ofertas. Utentes, funcionários e direção da Misericórdia e clero arciprestal quiseram mostrar-se agradecidos ao padre aniversariante.

António Ferreira Tavares Júnior nasceu em Sangalhos a 4 de fevereiro de 1922 e foi ordenado sacerdote a 5 de janeiro de 1947, em Eixo, por D. João Evangelista de Lima Vidal. Celebrou a sua primeira missa na sua terra natal a 6 de janeiro de 1947.

Júlio Grangeia