O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro têm em curso a segunda fase da digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da Administração do Porto de Aveiro (AHDAPA), num processo surgido na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, na altura do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
O trabalho anteriormente levado a cabo permitiu a produção de um livro, uma exposição que tem cumprido um circuito de itinerância ibérica, patente já em mais de uma dezena de cidades de Portugal e Espanha, e ainda a disponibilização, via web, de muitos dos documentos digitalizados.
A cedência de documentos e objetos para exposições noutros museus do país, bem como a disponibilização de documentos e fotografias a investigadores, tem constituído outra importante mais-valia do processo iniciado em finais de 2005.
