Portucel investe em Cacia

A Portucel vai investir em Cacia, o que implica uma redifinição das vias de acesso ao centro da vila.

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, e o presidente do Conselho de Administração da Portucel – Empresa Produtora de Papel S.A., Pedro Queiroz Pereira, reuniram-se na sede da empresa, em Setúbal, para assinar um protocolo de cooperação entre as duas entidades para o procedimento da elaboração de um Plano de Pormenor para a área circundante à Fábrica de Cacia e ao núcleo urbano de Cacia.

O protocolo permite efectuar a delimitação clara entre a zona urbana e a zona industrial da freguesia de Cacia, através da construção de uma nova avenida que fará a ligação ao centro da vila de Cacia, explicou Élio Maia.

A Portucel, que tem em laboração na freguesia de Cacia um complexo industrial, a designada Fábrica de Cacia, estuda a possibilidade de expansão da unidade industrial ou construção de nova fábrica.

O acesso rodoviário à Fábrica de Cacia existente é actualmente garantido a partir da EN109, por uma via secundária que assegura igualmente o acesso ao núcleo urbano de Cacia, via essa cujo perfil e traçado se mostram actualmente desadequados ao volume de tráfego existente e projectado, pelo que será construído um novo acesso rodoviário ao núcleo urbano de Cacia. O Plano Pormenor específico para aquela zona, que agora deverá ser elaborado, inclui a redefinição da ocupação das faixas laterais da EN109, a construção da referida nova via de acesso ao centro de Cacia, a ligação da EN109 e a nova via em rotunda e uma área de expansão para a Fábrica de Cacia, permitindo a instalação nela de edificações destinadas a fins industriais.