Postulador explica milagre de João Paulo II

O postulador da Causa de Canonização de João Paulo II, Pe. Slawomir Oder, revelou mais detalhes sobre o possível milagre atribuído à intercessão do Papa polaco, que poderá abrir caminho para a sua beatificação. O caso relaciona-se com a cura de uma religiosa francesa, afectada pela doença de Parkinson, “exactamente dois meses após a morte do Papa, de um momento para o outro”.

“Tendo como base os critérios científicos, os médicos não conseguiram dar uma explicação para o que aconteceu”, referiu o Pe. Oder. O Bispo da Diocese em que aconteceu a cura já recebeu um pedido da Causa de Canonização, para que seja aberto um inquérito sobre o eventual milagre.

No final de 2005, o Pe. Oder viajou para a França, onde se encontrou com a religiosa, a superiora da comunidade e o médico que atendeu o caso. Segundo relata, a religiosa estava “em perfeito estado, podia realizar os seus trabalhos e não mostrava nenhum sintoma da doença que a afligia”.

O postulador não quis dar o nome da religiosa, nem a idade, nem o nome da comunidade, para proteger a sua privacidade. Além do caso francês, o Pe. Oder abrirá as investigações de mais dois casos: um na América do Sul e outro na Europa.

“Não sabemos se este processo terá êxito, pelo que precisamos de avançar noutros casos. Existem outros sinais”, concluiu.

O processo relativo à beatificação de Karol Wojtyla segue, neste momento, uma fase diocesana, na qual se procede à recolha de todos os documentos relativos à vida e obra de João Paulo II, incluindo os escritos inéditos, anteriores à sua eleição como Papa. Isto só é possível porque Bento XVI concedeu a dispensa do habitual período de espera de cinco anos, depois da morte. Posteriormente, inicia-se outra fase, na Santa Sé.

Revista da beatificação é best-seller

O número zero da revista mensal “Totus Tuus”, criada especialmente para acompanhar o processo de beatificação de João Paulo II, superou todas as expectativas e tornou-se um sucesso de vendas. Foram impressas 3 mil cópias em italiano e outras 3 mil em espanhol, mas os pedidos de assinatura on-line já ultrapassam os 30 mil.

O objectivo da revista, cujo nome se inspira no lema do pontificado de João Paulo II, é documentar, analisar e informar sobre o processo de beatificação e canonização do Papa polaco. No número zero, além do texto de abertura do processo, assinado pelo Cardeal Camillo Ruini, há testemunhos espontâneos de todas as idades e condições sociais, que defendem a fama de santidade de João Paulo II. A revista pode ser pedida pela Internet em www. vicariatusurbis.org/beatificazione