Potencial das salinas tem de ser valorizado

Na cidade francesa de Noirmoutier decorreu o Interreg III O Projecto “Interreg III Sal”, que tem um período de vigência de três anos (de 2005 a 2007), pretende a revalorização da identidade das salinas de quatro países, situadas na costa do Atlântico

A Câmara Municipal de Aveiro, por intermédio da Divisão de Museus e Património Histórico, participou na reunião do Comité de Orientação do Projecto “Interreg III – Sal Atlântico”, que decorreu na cidade francesa de Noirmoutier, na semana passada, na qual foram analisados assuntos tendentes a revalorizar a identidade das salinas atlânticas situadas em Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

Essa reunião visou fazer, junto dos mais de trinta parceiros que integram o projecto, o ponto da situação sobre o desenvolvimento das várias acções programadas, assim como aferir estratégias de actuação para a prossecução de objectivos comuns.

O Projecto “Interreg III Sal”, que tem um período de vigência de três anos (de 2005 a 2007), pretende a revalorização da identidade das salinas de quatro países, situadas na costa do Atlântico, através da recuperação e promoção do potencial biológico, económico e cultural das respectivas zonas húmidas costeiras, para além de visar a revalorização do produto “sal artesanal” e a sobrevivência do património natural e cultural que lhe está associado. Para tal, o projecto envolve cerca de três dezenas de parceiros sediados nesses quatro países.

Ainda no âmbito do projecto “Interreg III Sal”, Aveiro esteve representada, por intermédio do marnoto do Eco Museu da Marinha da Troncalhada, numa visita de estudo às cidades francesas de Guérande e Noirmoutier, que decorreu entre 17 e 19 de Novembro, com o objectivo de conhecer outras realidades e de trocar experiências com os parceiros daquele projecto europeu.

Para além de Aveiro, a delegação portuguesa inclui também marnotos da Figueira da Foz e de Castro Marim. A delegação espanhola integrou representantes das Canárias, de Cádiz e de Álava, enquanto que a congénere francesa foi composta por elementos das duas cidades anfitreãs, e ainda de Ile de Ré.

No Projecto “Interreg III Sal Atlântico”, a autarquia aveirense intervém em cinco eixos de trabalho prioritário: a estruturação da profissão salineira artesanal à escala do espaço Atlântico e da Europa; a transmissão do “saber fazer”, formação de novos salineiros e profissionalização dos produtores; a criação e promoção de produtos turísticos, assim como acções específicas para a melhoria da qualidade turística; a preservação da identidade paisagística das salinas e identificação de ferramentas que contribuam para a definição de um desenvolvimento sustentável; e a definição e teste de uma ferramenta centralizadora da informação geográfica aplicada às salinas; criação de um fundo documental.