Aveiro e a região: ontem e hoje A fotografia antiga mostra uma praça de touros, de pedra e cal construída no Rossio. Está datada de 1874. Sabe-se que, mais tarde, Domingos João dos Reis mandou construir uma praça de touros sensivelmente no mesmo local. Foi inaugurada em 21 de Julho de 1907, desmontada em 8 de Setembro de 1908 e vendida em hasta pública.
Segundo o “Calendário Histórico de Aveiro”, de António Christo e João Gonçalves Gaspar, no dia 11 de Setembro de 1910 houve «uma garraiada promovida pela Companhia de Salvação Pública Guilherme Gomes Fernandes» por ocasião da inauguração de uma nova praça de touros, «erguida no Chão da Palmeira, em Santo António, que teve duração efémera».
Henrique José Coelho de Oliveira nota que “ou há alguma imprecisão nos elementos registados ou, então, terão existido três praças de touros distintas no Largo do Rossio”.
(Fonte: Henrique José Coelho de Oliveira in http://www.prof2000.pt/users/avcultur/Calendaveiro/09Set_02.htm)
