Quinze mulheres enveredam pela agricultura biológica

SEVER DO VOUGA – Após a formação ministrada pela Solidários Após o curso de educação e formação de adultos promovido pela Solidários, no âmbito do projecto Ecocidadania, quinze mulheres agricultoras da região de Sever do Vouga vão enveredar pela agricultura e horticultura biológica.

Com este curso, que dá equivalência ao nono ano de escolaridade, as quinze mulheres adquiriram a formação profissional na área da horticultura e fruticultura biológicas, de divulgação dos produtos agro-biológicos, tudo isso num contexto de trabalho. No final dessa formação, as mulheres apresentaram os seus projectos pessoais e profissionais, os quais passam pela criação dos seus próprios empregos, com base em projectos de adaptação das suas explorações agrícolas familiares para a produção de agricultura biológica.

A Câmara Municipal de Sever do Vouga garantiu a este conjunto de mulheres agrícolas a cedência de um espaço próprio, no mercado municipal, para a comercialização dos seus produtos agro-biológicos.

Este curso foi mais uma iniciativa que a Solidários – Fundação para o Desenvolvimento Cooperativo e Comunitário, sediada em Oliveira do Bairro, promoveu na Casa da Fonte, o seu centro de formação instalado em Couto de Esteves. O curso foi financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Governo Português no âmbito do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), e teve o acompanhamento pedagógico da Direcção Geral de Formação Vocacional.