A Região de Turismo da Rota da Luz assinou um protocolo de cooperação com a Associação Anima Património e restantes entidades parceiros do projecto Rota de Cister, com o objectivo de contribuir para a promoção e divulgação nacional e internacional do património cisterciense, assim como para a dinamização da Rota de Cister.
A Rota da Luz, em parceria com a “Anima Património”, irá liderar o processo de dinamização nacional da Rota de Cister e promover a candidatura da criação da Rota Europeia de Cister, que visará preservar o legado associado à Ordem beneditina e promover o conhecimento científico, histórico, cultural e turístico dos equipamentos inseridos na Rota de Cister.
Como a promoção do Turismo Cultural e do Turismo do Conhecimento se insere na linha estratégica delineada pelo executivo da Região de Turismo da Rota da Luz para o desenvolvimento do turismo regional, com uma dimensão nacional e internacional, o presidente da Rota da Luz, Pedro Silva, diz que “este projecto é uma âncora no estabelecimento de complementaridades e de redes operacionais com outras regiões da Europa, de acordo com os novos paradigmas da procura turística”.
No distrito de Aveiro, o convento de Arouca é o principal monumento que integra a Rota de Cister.
