Silva Escura: Lançada primeira pedra do novo Centro Social

A única instituição social de carácter paroquial em Sever do Vouga avança para a construção de creche e cozinha.

O Centro Social Maria da Glória Almeida Pinho viveu no passado dia 20 de Fevereiro um importante momento da sua história com a cerimónia de bênção da primeira pedra das obras para as novas instalações de creche e cozinha. As obras vão custar cerca de meio milhão de euros (sem IVA), na sua primeira fase (rés-do-chão). Para uma fase posterior ficará a construção do lar de idosos, no primeiro andar.

O Bispo de Aveiro, D. António Francisco, o director adjunto de Segurança Social do Centro Distrital de Aveiro, Manuel Ruivo, o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Manuel Soares, e o mentor e promotor do projecto, o padre Licínio Cardoso, presidiram à cerimónia realizada ao ar livre, apesar da ameaça de chuva. Cerca de uma centena de pessoas, de Silva Escura e de outras freguesias, bem como funcionários e alguns utentes da casa marcaram presença no evento. Também outras instituições do concelho estiveram representadas, como a APCDI, na pessoa do presidente Manuel Henriques, e a Santa Casa da Misericórdia, mas também representantes políticos, como o presidente da Junta de Freguesia de Silva Escura.

O padre Licínio Cardoso, director do Centro Social Maria da Glória e pároco local, iniciou a cerimónia frisando que o tempo que vivemos não é o mais abastado e fácil, no entanto, é preciso avançar e concretizar com a ajuda e apoio de todos um projecto que é para a freguesia de Silva Escura, mas que beneficia também a de Dornelas.

O presidente da Câmara tomou a palavra e disse aos presentes que é preciso resolver esta carência em Silva Escura e que a autarquia vai apoiar, ajudar e “procurar outras formas de financiamento que possam ajudar a enriquecer a freguesia e o concelho”. Da parte da Câmara Municipal ficou o compromisso de cumprir com os “timings”, de honrar a calendarização das verbas a disponibilizar. Manuel Soares sublinhou, no entanto, que a obra projectada vai custar algum dinheiro.

“Lembro a persistência e empenho do padre Licínio, que depois de vários anos a tentar e a concorrer a financiamentos, conseguiu a aprovação do projecto junto do PRODER”, introduziu o director adjunto da Segurança Social, distrital de Aveiro, Manuel Ruivo. O responsável elogiou o concelho de Sever do Vouga quanto às respostas sociais de que dispõe, frisando que está cotado com bons indicadores, apesar de estar localizado numa zona considerada mais de interior.

D. António Francisco, Bispo de Aveiro, lembrou que o que é hoje o Centro Social Maria da Glória foi legado e por isso é exigido que “saibamos cumprir os objectivos e as clausulas desta doação. Peço a Deus que abençoe esta obra”.

“Na visita pastoral que realizei a esta paróquia pude ver o bem que a instituição já realiza, mas desejo que se cumpra o compromisso de transformar esta casa e melhorar o trabalho” que já concretiza, sublinhou D. António Francisco. “É certo que o tempo é difícil e obriga-nos a gerir todas as nossas decisões, mas quando «Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce».

D. António Francisco acrescentou ainda que “sem determinação e persistência não seria possível. Nós acreditamos, sabemos e queremos fazer esta obra” e sublinhou que no concelho de Sever do Vouga esta é a única instituição de carácter paroquial. “Contamos com a exigência e colaboração do Sr. presidente da Câmara, contamos ainda com a colaboração rápida da Segurança Social para nos ajudar a fazer bem e depressa o que a comunidade espera de nós”, acrescentou.

Seguiu-se depois um lanche convívio no centro de dia, resultado da colaboração e apoio dos funcionários da casa.

Ana Filipa Soares