Em parceria com universidades portuguesas e galegas A Universidade de Aveiro (UA) é uma das signatárias do protocolo de cooperação em Nanomedicina assinado pelas universidades portuguesas de Aveiro, do Minho e do Porto, e pelas congéneres galegas de Corunha, de Santiago de Compostela e de Vigo, numa cerimónia realizada no Círculo Universitário do Porto, no dia 16 de Janeiro.
Com o objectivo de criar um programa de pós-graduação, ao nível de doutoramento, ainda em 2008, a Cooperação Portugal – Galiza para a formação de doutorados em Nanomedicina conta já com a adesão de 18 instituições portuguesas de investigação e desenvolvimento tecnológico, entre as quais 10 laboratórios associados, e está aberta à colaboração de outras instituições, empresas e centros de investigação, nomeadamente o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
A Universidade de Aveiro participa na iniciativa com três laboratórios associados: o CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e o I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação; e ainda com duas unidades de investigação: a QOPNA – Química Orgânica, Produtos Naturais e Agro-alimentares, e o TEMA – Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.
