O realizador chinês Zhang Yuan recebeu em Veneza o prémio “Robert Bresson”, galardão atribuído pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e pelas organizações cinematográficas católicas “Ente dello Spettacolo” e “Rivista del Cinematografo”.
“Estou muito orgulhoso por receber este reconhecimento, porque constitui uma esperança para todos os católicos do meu país, disse o realizador, perante a plateia do Festival de Cinema de Veneza.
Zhang Yuan, nascido em 1963, deu-se a conhecer precisamente em Veneza, no ano de 1999, ao receber um Leão de Prata pelo filme “Seventeen Years”, uma história de “redenção e perdão”.
Os responsáveis pelo prémio consideram que Zhang Yuan “conjuga o primeiro plano sobre a realidade chinesa contemporânea e o grande plano de um sentir universal, capaz de tocar cordas emotivas e espirituais com rara intensidade”.
Nas suas edições anteriores, o prémio fora entregue a Giuseppe Tornatore, Manoel de Oliveira, Theo Angelopoulos, Krzysztof Zanussi, Wim Wenders e Jerzy Stuhr.
