Vaticano na vanguarda da energia verde

A partir desta quarta-feira, dia 26, o Vaticano terá um novo sistema ecológico de produção de energia. Em parceria com a Universidade La Sapienza, de Roma, serão instalados painéis fotovoltaicos no tecto da sala Paulo VI, desenhada pelo arquitecto Pier Luigi Nervi. Esses painéis permitem a conversão da radiação solar em electricidade a partir de processos que se desenvolvem ao nível atómico nos materiais de que são constituídas. Segundo o comunicado Sala de Imprensa da Santa Sé, esta é uma das iniciativas “concretas e tangíveis” que o Estado da Cidade do Vaticano promove “para defender o ambiente”.

Posteriormente, outro tipo de instalação, conhecida como “solar cooling”, possibilitará a captação de energia solar e a sua conversão em água quente e ar frio, que serão utilizados para as dependências de serviço do Vaticano. O desafio é que o Estado da Cidade do Vaticano seja o primeiro da Europa a cumprir os objectivos europeus, que prevêem que até 2020 se obtenham de fontes renováveis pelo menos 20% da energia consumida.