No dia 25 de outubro de 2015, realizou-se a 72ª Assembleia Diocesana da LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos da Diocese do Porto, na Casa Diocesana de Vilar.
Estiveram presentes cerca de 100 militantes, o Assistente Diocesano Pe. José Manuel Macedo, o Pe. Martins, o Coordenador Nacional José Paixão e a Coordenadora Diocesana da LOC/MTC de Braga.
Depois da oração da manhã e da aprovação da ata da última assembleia, fez-se a apreciação ao relatório de atividades realizado pelas zonas, ao longo do ano.
Seguiu-se um espaço de formação orientado pelo Pe. António Augusto sobre o tema: “Razões de esperança por uma sociedade justa e fraterna” tendo em conta, também, o tema do plano da Diocese e de toda a Igreja: “O ano de testemunhar a misericórdia”.
Da exposição registamos alguns pensamentos mais fortes:
– A misericórdia tem a ver com um olhar novo sobre o rosto de Deus;
– Deve ser a trave mestra da vida da Igreja;
– Toda a ação Pastoral deve ter a marca da ternura, do acolhimento e da escuta, mas também, do anúncio e da esperança;
– É preciso darmos, também, um rosto novo às oras de misericórdia, adequando-as a todas as situações humanas de hoje.
No debate, foi salientado que dar de comer a quem tem fome é, também, procurar resolver as causas que conduzem à pobreza como por exemplo, o problema do emprego, da habitação e de leis mais justas.
É necessário fomentar uma cultura de misericórdia. Na continuação da Assembleia foi aprovado o Plano de Ação para o ano pastoral 2015/2016 e o calendário de atividades.
A LOC/MTC, na sua ação específica, vai dar prioridade ao AGIR em ordem a uma sociedade mais justa e mais e sustentável e testemunhar a misericórdia. Também vai preparar o próximo Congresso Nacional a realizar em 10 e 11 de junho de 2016.
Foi ainda apresentado e votado o relatório e contas do exercício de 2014/2015, por maioria, com uma abstenção.
Depois da intervenção dos convidados, a Assembleia Diocesana com a Celebração Eucarística presidida pelo nosso assistente Pe. José Macedo e pelo Diácono José Luís.