A Executiva Nacional da LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) de Portugal, e a Comissão Permanente da HOAC, (Irmandade Operária de Ação Católica) de Espanha, movimentos de Ação Católica Especializada, reuniram-se em Plasencia (Cáceres), de 4 a 6 de abril de 2024.

Neste encontro partilhámos a situação sociopolítica de ambos os países, a preocupação com o crescimento das desigualdades, o empobrecimento, a falta de emprego digno e a situação dos direitos laborais e sociais, preocupação que se estende também ao futuro do trabalho imposto pelas novas tecnologias e pela precariedade, já que tudo isto impede muitas pessoas de desfrutar de uma vida digna.

Por outro lado, acreditamos que a Igreja está a viver um momento histórico com o processo sinodal que nos impele a uma maior corresponsabilidade e a trabalhar pela igualdade das mulheres no seio da Igreja no reconhecimento da dignidade comum dos batizados e batizadas, a abrir-se a um maior diálogo com o mundo, a crescer em proximidade, em simplicidade e no compromisso com a realidade. Temos esperança que essa mudança nos conduza a uma Igreja mais autêntica e comprometida com os últimos.

Uma das questões preocupantes que abordámos foi a situação de guerra e a normalização da inumanidade, bem como a ascensão da extrema-direita em diferentes países, o que significa um aumento de políticas contrárias à fraternidade e propensas a promover o ódio e a divisão entre diferentes povos. Perante isto, afirmámos a importância das organizações locais, políticas e sindicais que criam consciência e articulam a participação e o compromisso pessoal, reafirmando a democracia e o papel fundamental das instituições na mesma.

Outro tema de diálogo partilhado foi a situação do MTCE e do MMTC. Neles devemos continuar a reforçar as suas tarefas ao nível Europeu e Mundial, aumentar as nossas relações, também com os outros Movimentos, e a nossa corresponsabilidade, para que se tornem um ponto de referência para os movimentos operários e cristãos nos seus vários domínios.

Partilhámos os atuais reptos políticos e sociais e os desafios para os nossos Movimentos e, perante estes, reafirmamos o nosso compromisso pessoal e comunitário com a classe trabalhadora. Damos prioridade à formação militante como base da nossa missão; trabalhamos para alargar os nossos movimentos e tornar mais profunda a nossa encarnação no mundo do trabalho, especialmente com os trabalhadores que estão nos sectores menos reconhecidos da sociedade.

No decurso desta jornada de trabalho, conhecemos algumas das realidades eclesiais em que estamos presentes, como a “Pastoral Operária” e a iniciativa “Igreja pelo trabalho digno”. Apreciámos especialmente a experiência motivadora de criação de uma associação de moradores num bairro de exclusão e o testemunho da HOAC de Plasencia, que nos acolheu com carinho. Sentimo-nos encorajados no nosso compromisso pelo encontro com o bispo D. Ernesto Brotons que nos recebeu amavelmente e com quem compartilhámos um longo diálogo sobre a situação social e eclesial em geral e na diocese.

Esta partilha de experiências e de tarefas ajuda-nos a reforçar os nossos laços, a estarmos mais atentos uns aos outros para melhor cumprirmos a nossa missão e, assim nos comprometemos por cuidar do trabalho para cuidar da vida.

Plasencia, 6 de abril de 2024

Executivo Nacional da LOC/MTC e Comissão Permanente da HOAC