A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos promove de 7 a 10 de outubro de 2021, no Park Hotel-Valongo, distrito do Porto, um Seminário Internacional sobre o tema indicado em título, que conta com o apoio do EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e da União Europeia.

Na Sexta Feira, dia 8 de outubro, das 09H30 ás 10H45, decorrerá a Sessão de Abertura: com Américo Monteiro, Coordenador Nacional da LOC/MTC, Maria Reina, Fidestra, em representação do EZA, a Eng. Ana Maria Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo e presidida por D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo da diocese do Porto.

É objetivo do seminário, aprofundar o impacto da pandemia e as consequências económicas e sociais, principalmente para os trabalhadores e para as classes mais desfavorecidas, debater os valores do Estado de Direito e da Democracia Funcional e Participativa e o que podem representar para a prosperidade social dos trabalhadores e das sociedades da Europa e do mundo. Avaliar que papel devem ter as organizações de trabalhadores em geral e mais especificamente as organizações sindicais, para defenderem e promoverem a estabilidade e segurança desses valores, com vista à dignidade humana e ao desenvolvimento e proteção social.

Que respostas encontrar para que o desenvolvimento da economia tenha em conta a dignidade do trabalho e dos trabalhadores e a sustentabilidade económica das empresas. Encontrar ideias e respostas para os desafios, que possam ser uteis à sociedade, para que em diálogo social se possam desenvolver os valores que pugnamos para um trabalho digno e uma cidadania participativa.

Teremos a participação de peritos portugueses e estrangeiros que nos ajudarão a compreender e interpretar estas realidades sobre o tema, que foi subdividido em 5 sessões, para analisar as suas causas e consequências na vida das pessoas e na sociedade, aprofundar a dimensão teológica e a responsabilidade cristã e perspetivar respostas para os novos desafios em relação ao futuro.

Assim, este Seminário irá contar com vários painéis de aprofundamento, uma mesa redonda, debates e outros trabalhos diversificados.

Teremos ainda, visitas a organizações ou instituições da região que possam contribuir para um melhor conhecimento e compreensão dos objetivos que se pretendem atingir com este Seminário.

 

Programa/Horário

Quinta-feira – 7

18h30Acolhimento, apresentação dos participantes e informações logísticas sobre o Seminário

19h30/21h00 Jantar.

Coordenação: Albertina Gomes Secretária Nacional da LOC/MTC e Américo Monteiro

 

Sexta-feira –8

08h30 ás 9H30Entrega do material de apoio

09H30 – Sessão de Abertura: Américo Monteiro, Coordenador Nacional da LOC/MTC, Maria Reina, Fidestra, em representação do EZA, Engª Ana Maria Rodrigues Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo; D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo da diocese do Porto.

Desafios sobre partilha e participação neste seminário: Joaquim António Martins, Assistente Nacional da LOC/MTC

10h45 – Intervalo – Coffe break

11h151ª Sessão: Impacto no emprego, relações e formas de trabalho. No diálogo social e suas implicações em Portugal e na Europa. O seu significado na vida dos trabalhadores e família.

Orador: Dr. Nuno Nunes Prof. Universitário e Investigador do ISCTE-CIES-IUL (Instituto Universitário de Lisboa – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia).

Coordenação: Rui Lavoura – Tesoureiro Nacional da LOC/MTC

12h00 – Debate

12h45 – Almoço

14h30 2ª Sessão: Consequências económicas e sociais no futuro do trabalho, na sua valorização e na justa distribuição da riqueza.

Oradores: Diana Salgado, participante na aldeia “CO2 das desigualdades” da economia de Francisco e Américo Mendes, professor da Universidade Católica do Porto e coordenador da Área Transversal para a Economia Social (ATES)

Coordenação: Olinda Marques – Presidente do MTCE – Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa e da LOC/MTC de Coimbra

15h15 – Debate

16h00 – Intervalo – Coffe break

16h303ª Sessão: (mesa redonda) Partilha da situação de cada país, ganhos ou perdas dos trabalhadores. Como estão a ser encaradas as medidas de recuperação.

Participantes: José Ricardo – Dirigente da Base Fut – Frente Unitária de Trabalhadores, Portugal; Filip Cerny  Dirigente da NKOS – Nezávislé kresťanské Odbory Slovenska , Eslováquia; Wilfried Wienen, Dirigente do KAB Nacional, Alemanha; Paco Alamós,  Dirigente da HOAC -Hermandade Obrera de Acão Católica, Espanha.

Coordenação: José Augusto Paixão – Dirigente da LOC/MTC de Santarém

17,45 – Debate

18,00 – Intervalo

19h30 – Jantar

 

Sábado – 9

09h30 4ª Sessão: Elevados níveis de precariedade, desigualdades insegurança no trabalho e de rendimento, questões evidenciadas com a pandemia. Medidas necessárias ao nível social, económico e político na Europa, para promover o bem-estar de todos, em especial dos mais pobres.

Oradora: Drª Maria Carla Murteiro, Professora na FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Coordenação: Américo Monteiro – Coordenador Nacional LOC/MTC

10h15 – Debate

11h00 – Intervalo – coffe break

11h30 5ª Sessão: Como colocar a pessoa no centro, no modelo de organização de trabalho, de sociedade e de economia, que atenda a dignidade humana, aproveitando a clara lição desta pandemia?

Orador: Jose Luis Molina García, da HOAC – (Hermandade Obreira de Acão Católica)

Coordenação: Maria das Neves Jesus – Dirigente da LOC/MTC do Porto

12h15 – Debate

13h00 – Intervalo: Almoço

15h00Visita temática: Ao Centro de Recurso Distrital de Retaguarda para doentes com COVID-19.

Contacto: Sónia Tereso, Diretora do Centro.

Tema: Dificuldades encontradas no acolhimento e tratamento de doentes com COVID-19 e sequelas resultantes na saúde dos doentes que sobreviveram.

Coordenação: Américo Monteiro e Adélia Lopes Coordenadora Diocesana do Porto da LOC/MTC

17h00 – Intervalo – Coffe break

17h45 – Avaliação do Seminário e apresentação da proposta de conclusões.

Coordenação: Américo Monteiro