Este livro é um amplo conjunto de pequenas sementes, raízes e plantas da cultura cristã na Europa.
A Europa é um livro aberto, imenso. O autor leu algumas das suas páginas e, durante sessenta anos, escreveu relatos de algumas cenas impressivas. No fundo, compôs um mosaico cultural.
A opinião, o testemunho e os dados históricos marcam aqui presença, numa visão global do mundo, uma quase mundovisão, que nem sempre alinha com a modernidade líquida corrente. «Uma itinerância fixada na palavra descritiva (lugares), evocativa (história) e narrativa (pessoas) que denota os três olhares do autor: o olhar do homem estremenho e curioso, do turista culto e humanista, que ama conhecer para se situar na história e na cultura; o olhar do profissional (psicólogo) que se consagrou aos doentes e que sensibiliza, denuncia e provoca respostas de saúde mental e social.
E, por fim, o religioso e sacerdote (teólogo) que procura sinais de Deus na Europa, apontando remédios hodiernos para as feridas sociais e traumas culturais dos homens e mulheres, das famílias e das comunidades.» Rui M. da Silva Pedro – Excerto do Prefácio