A Fundação Cón. Filipe de Figueiredo promoveu em Estarreja, terra natal do P. Filipe e local onde o Senhor o chamou a si, uma Semana Cultural para comemorar o 3º aniversário do seu falecimento, em 28 de Novembro de 2003.

3º ANIVERSÁRIO DO FALECIMENTO DO P. FILIPE DE FIGUEIREDO
A Fundação Cón. Filipe de Figueiredo promoveu em Estarreja, terra natal do P. Filipe e local onde o Senhor o chamou a si, uma Semana Cultural para comemorar o 3º aniversário do seu falecimento, em 28 de Novembro de 2003. A Semana que teve início em 25 de Novembro, culminou no dia 2 de Dezembro com uma Missa solene na Igreja de S. Tiago de Beduído, igreja paroquial das origens de Estarreja e em cujo cemitério o P. Filipe está sepultado. A Missa foi presidida pelo Sr. D. António Marcelino, Bispo de Aveiro, num dos seus últimos actos públicos antes de resignar das suas funções episcopais em Aveiro; foi o Sr. D. António Marcelino quem erigiu canonicamente a Fundação Cón. Filipe de Figueiredo.
À Missa seguiu-se o lançamento da 1ª pedra do Centro Social Nossa Senhora do Amparo, no lugar do Passal, em terrenos que o P. Filipe tinha doado à Fundação D. Manuel Mendes da Conceição Santos, por si criada, a qual os cedeu à Fundação Cón. Filipe. O Centro corresponde a um “sonho” do P. Filipe para a sua terra natal de Estarreja: “Tenho um sonho que quero tornar realidade: dotar a minha terra de um Lar de Terceira Idade”. Foi no dia em que, na Câmara Municipal de Estarreja, no gabinete do hoje Administrador da Fundação Cón. Filipe, Sr. Valter Martins, foi comunicado ao P. Filipe que a licença para a construção do Centro Social tinha finalmente sido concedida, que o Senhor o chamou.
Ao lançamento presidiram o Sr. D. António Marcelino que abençoou a 1ª pedra, e os Srs. Governador Civil de Aveiro, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Presidente da Fundação Cón. Filipe de Figueiredo, Sr. Manuel Filipe Figueiredo; participaram numerosas autoridades e entidades regionais e locais, os Bombeiros, amigos do P. Filipe, população de Estarreja e o Dr. Francisco Monteiro em representação da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos que o P. Filipe dirigiu durante longos anos e da FRATERNITAS, movimento que o P. Filipe fundou.
Após um almoço no Hotel Eurosol, seguiu-se no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma interessante conferência proferida pelo amigo do P. Filipe, também natural de Estarreja, Dr. Olívio Amador, sobre alguns escritos que o P. Filipe dedicou a figuras notáveis de Estarreja; este estudo insere-se na pesquisa que o Dr. Olívio Amador está a fazer com o objectivo de escrever uma Biografia do P. Filipe de Figueiredo.
Durante a Semana realizaram-se diversas outras actividades de que se destaca um espectáculo dado pelo P. Borga e a sua Banda.