A Comissão Episcopal Portuguesa nomeou-me como Diretor Nacional dos Ciganos. Foi com total surpresa que recebi o convite, mas com o sentido de missão que o aceitei.

Agradeço à Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana a confiança na minha pessoa e testemunho-lhe o desejo de proximidade e colaboração filial.

Quero, juntamente com os restantes elementos da direção olhar para os mais frágeis e excluídos, continuando a realizar esta missão de proximidade e disponibilidade, nomeadamente com os Ciganos e Minorias étnicas.

Quero a breve prazo estar e visitar todas as comunidades de etnia cigana espalhadas pelas nossas dioceses. Tendo por orientação as palavras do Papa Francisco na Cerimónia de Acolhimento da JMJ 2023 “na Igreja há espaço para todos. Para todos! Na Igreja ninguém está a mais, há espaço para todos, assim como todos”, quero incluir e estar com TODOS.

Uma saudação muito especial para todos os Secretariados Diocesanos com quem pretendo trabalhar numa estreita colaboração e apoio.

O desafio que a nossa equipa enfrenta é de encontrar soluções e estratégias com todos os agentes que trabalham nas instituições, e diariamente procuram estar próximos dos mais frágeis e excluídos da nossa sociedade.

Conto com TODOS

Hélder Afonso
Diretor Nacional da Pastoral Nacional do Ciganos