Projecto de reinserção social com dificuldades em avançar

A Voz do Nordeste (10 Mai)
Comunidade cigana não é bem vista no meio rural
Projecto de reinserção social com dificuldades em avançar
A integração de famílias ciganas em algumas aldeias do concelho de Bragança não está a ser bem encarada pelas populações locais. Fátima Castanheira, da Pastoral dos Ciganos de Bragança, reconhece que o projecto não está a corresponder às expectativas. Jorge Nunes, Presidente da autarquia, considera que “também não se pode obrigar ninguém a aceitar uma situação que não deseja”.
Segundo a Comissão de Acompanhamento, a explicação para esta rejeição por parte dos habitantes das aldeias seleccionadas deve-se ao facto de muitos hábitos dos ciganos serem “diferentes”. Os moradores nas barracas espalhadas pela cidade de Bragança é que começam a desesperar por uma solução. Ermelinda Conceição, moradora no acampamento de Donai, afirma não se importar de ser realojada numa aldeia seja ela qual for porque “qualquer sítio é melhor do que este.” Tem consciência que muitas vezes os ciganos são olhados “de lado” por algumas pessoas porque “às vezes estamos sujos, mas esquecem-se que as condições de higiene que nós temos aqui são poucas ou quase nenhumas.”
O Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, P. António Vaz Pinto, afirmou em Bragança que o processo de integração desta comunidade na sociedade “desde sempre se mostrou difícil, mas salientou diversos casos de sucesso. Para isso, refere, o esforço de integração tem que ser “permanente no sentido de lhes dar mais formação profissional e oportunidades de vida sem descurar a cultura cigana. Para atingir esse objectivo aponta como caminho “a intervenção de mediadores entre as duas culturas, apontando maiores responsabilidades desse papel ao Estado.” Estes problemas foram debatidos nas II Jornadas da Pastoral dos Ciganos do Nordeste Transmontano, onde foram também apresentados casos de sucesso de integração de famílias ciganas em algumas aldeias: Sortes, Rebordãos, Izela e Carregosa são exemplos a registar.