CIGANOS NA EUROPA
Paul Meissner (membro do CCIT (Alemanha), durante muitos anos membro da Direcção e Director do Nevi Yag)
7 a 12 Abr Semana da cultura romani organizada pelo Courrier das Balkans e pela Voix das Rroms. Livros publicados sobre o Dia Internacional dos Ciganos: Sagesse et humour du peuple rrom (Ed. Harmattan) e Regards d’enfants (Ass. Malki Tsigani).
30 Jan Études Tsiganes dedica o seu último nº à escravatura dos ciganos. O nº 29 desta famosa revista do Centro com o mesmo nome da Universidade Sorbonne em Paris, refere os 5 sécs. de escravatura dos ciganos na Roménia e a situação actual.
ERRC (European Roma Rights Centre, Budapeste, Hungria) :
8 Abr Dia Internacional dos Ciganos: uma oportunidade para celebrar, mas também para lembrar a urgente necessidade de acção contra a exclusão dos Ciganos. A Coligação para a Política Europeia para os Ciganos (ERPC) é integrada por: Amnistia Internacional, Rede Europeia contra o Racismo (ENAR), European Roma Grassroots Organization, ERIO, ERRC, Fundación Secretariado Gitano, Minority Rights Group International, Open Society Institute e Spolu International Foundation. 7 a 9 milhões de ciganos vivem na UE.
11 Mar Televisão russa condenada por difundir anticiganismo. Por denúncia do ERRC, o Colégio de Jornalistas russos censurou o 1º Canal oficial russo, por, num programa, chamar criminosos aos ciganos em geral.
10 Mar CERD faz enérgicas recomendações no sentido de ser melhorada a situação dos ciganos em Itália. O Comité das NU para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (CERD) apela para a Itália cumprir a respectiva Convenção das NU. O ERRC, o COHRE (Centro para os Direitos à Habitação e Expulsões), a osservAzione (centro de investigação e acção contra a discriminação dos ciganos) e o Sucar Drom chamaram a atenção do CERD que manifestou grande preocupação com o discurso político anticigano em Itália, com o papel da comunicação social ao difundir tais mensagens, com o uso de força ilegal pela polícia contra ciganos romenos, com as ordens de expulsão de cidadãos da UE em Nov de 07 e Jan de 08 e com as limitações à liberdade de movimentos dos ciganos em Itália. O CERD censura o Governo Italiano por não ter adoptado uma política nacional para melhorar a situação destas comunidades ciganas em Itália.
6 Mar ERPC apela à UE para que adopte uma estratégia central contra a discriminação dos ciganos (ECDC). A ERPC, hoje lançada, reuniu com a Comissária Spidla e chamou a atenção para a falta de eficácia na acção pela inclusão e contra a discriminação dos ciganos na UE. Segundo a ERPC a UE deveria adoptar uma ECDC, ouvindo as comunidades ciganas, com os objectivos de (i) responsabilizar as autoridades nacionais pelos seus deveres de proteger os ciganos contra a discriminação; (ii) assegurar igualdade de acesso das comunidades ciganas à educação, saúde e habitação e (iii) capacitar os ciganos através da sua participação na vida cívica e económica do país. David Mark é o coordenador da ERPC.
5 Mar Tribunal Europeu condenou o Governo da Roménia por espancamento racial de cigano de 14 anos pela polícia. O cigano foi defendido pelo Romani CRISS e pelo ERRC.
FECALP (Federação Calhim Portuguesa) – através dos contactos internacionais da FECALP e por cortesia do seu Presidente António Pinto Nunes, recebemos as seguintes notícias:
ERIO (European Roma Information Office – Bruxelas):
Rede Virtual Cigana 26 Mar Missionários dedicam-se aos Ciganos. Dois artigos descrevem as actividades sociais (alfabetização e formação profissional) e de evangelização (oração e estudo da Bíblia) da Igreja Baptista do Sul com os ciganos na Roménia e no Brasil , formando pastores ciganos com a finalidade de criarem igrejas Baptistas Ciganas. No Brasil calcula-se que os ciganos sejam entre 350 000 e 650 000, tendo-se expandido para a Argentina e o Chile.
13 Mar O ERIO faz recomendações à Comissão Europeia (CE) sobre o direitos civis do povo cigano. O ERIO solicita à CE mais protecção e o cumprimento efectivo dos direitos dos ciganos vítimas de anticiganismo na Europa pós-comunista, da parte quer de alguns governos, quer de grupos pró-nazis, não tendo as autoridades reagido adequadamente.
7 Mar O ERTF (Fórum Europeu dos Ciganos e Viajantes) declara-se favorável à criação de coligações. O ERTF acolheu favoravelmente o lançamento da ERPC e convida a CE e o Parlamento Europeu a não esquecer nem negligenciar a voz unida dos ciganos relativamente às tomadas de decisão que lhes dizem respeito na Europa.
9 Fev Conferência internacional sobre ciganologia científica. 7 instituições da Ucrânia, incluindo o Ministério da Cultura e do Turismo e o Congresso dos Ciganos da Ucrânia estão a organizar uma Conferência em Kiev sobre “Ciganos da Ucrânia: do passado ao futuro”.
31 Jan Resolução do Parlamento Europeu sobre uma estratégia europeia para os ciganos. Dada a importância deste documento, dar-lhe-emos o devido relevo no próximo nº.