Vaticano recebe I Encontro Internacional de ciganos consagrados

Ecclesia (10 Mai) (internet)
Vaticano recebe I Encontro Internacional de ciganos consagrados
O Vaticano planeia realizar nos dias 23 e 24 de Setembro, o I Encontro Internacional de padres, diáconos e religiosos ciganos, sob o tema “Com Cristo ao serviço do povo cigano”, para apoiar e promover as vocações.
O Arcebispo Agostino Marchetto, Secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, referiu que este evento “possibilita a partilha entre os ciganos consagrados, a constituição de uma rede de trabalho e uma reflexão sobre o seu papel na promoção da missão da Igreja.”
Segundo o mesmo Prelado, dos cerca de 100 ciganos consagrados em todo o mundo, a maioria concentra-se na Europa oriental. O encontro surge como uma continuação do documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes em 2006 – “Orientações para uma Pastoral dos Ciganos”, que indica ideias e normas para o ministério. O Arcebispo aponta a necessidade de uma maior formação dos leigos ciganos para os deveres pastorais e para a promoção de vocações.
D. Marchetto sublinhou que o Conselho vai divulgar um documento final com as preocupações e sugestões dos participantes.