Ecclesia – internet (26 nov) – PASTORAL

Ciganos: Igreja tem “os mesmos estereótipos e preconceitos” da sociedade, dizem responsáveis católicos

Conclusões do encontro nacional referem “total desconhecimento e falta de sensibilidade” perante comunidades ciganas

 

O documento final do 39º Encontro Nacional da Pastoral dos Ciganos afirma que a atenção à população cigana “continua a ser uma realidade omissa na maioria das dioceses e paróquias”, e sublinha o “total desconhecimento e falta de sensibilidade” por parte dos católicos relativamente aos ciganos. Esta omissão “na maioria” das estruturas católicas, em relação aos ciganos, refletiu-se no facto de apenas 7 das 20 dioceses de Portugal terem estado presentes no encontro.

Dado que a rejeição ou exclusão seja de quem for, são “o maior contratestemunho da vida cristã”, os participantes do encontro desafiam “as dioceses e paróquias a promoverem uma pastoral de proximidade, de escuta e de participação na vida dos ciganos, partilhando com eles o anúncio do Evangelho”.

Nas paróquias deve haver uma “reestruturação” que “permita ir ao encontro dos que estão fora” das comunidades católicas. O documento refere ainda que a formação dos sacerdotes, religiosos e religiosas “deveria contemplar as realidades marginais à própria igreja”.