El Parlamento Europeo sanciona a Frattini por sus declaraciones contra los gitanos
Nevipens Romani – Noticias Gitanas (16-31 Jan)
El Parlamento Europeo sanciona a Frattini por sus declaraciones contra los gitanos
La Unión Romani, que denunció el caso, se felicita por esta importante resolución, posiblemente la de mayor alcance político dicta hasta ahora en defesa de los derechos del pueblo gitano
O Presidente do Parlamento Europeu, Sr. Hans-Gert Pöttering, dirigiu-se ao Presidente da União Romani, Juan de Dios Ramírez-Heredia, respondendo à petição formulada por aquela organização contra a resolução tomada pelo Governo italiano de expulsar imediatamente do seu território os ciganos oriundos da Roménia. Na União Europeia a Directiva 2004/38/CE afirma que todos cidadãos da União e seus familiares podem circular livremente no território dos Estados membros. Assim, as palavras proferidas por Franco Frattini, Comissário de Justiça e dos Direitos dos Cidadãos da UE, no sentido da expulsão dos ciganos romenos de Itália, foram consideradas muito graves.
A notícia publica na integra a resposta do Presidente do Parlamento Europeu, referindo que dirigiu uma sanção política ao Comissário de Justiça e dos Direitos dos Cidadãos pelas suas palavras. A resolução desta sanção foi aprovada por 306 votos a favor. O Sr. Pöttering afirma ainda que “lutará pelo respeito dos direitos humanos de cada um dos cidadãos europeus.”
La Câmara alta alemana aprueba un monumento al holocausto gitano
O Bundesrat aprovou exigir ao Governo a construção de um monumento que recorde o extermínio dos ciganos pela Alemanha nazi. Nos campos de concentração nazis morreram 11 milhões de pessoas, judeus, polacos, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos. Olé von Beust, presidente da cidade de Hamburgo, recordou que nos campos de concentração nazis morreram meio milhão de ciganos.