EUroma (12 Jan – internet)
No boletim da Rede Europeia sobre a Inclusão Social e os Ciganos abrangidos pelos Fundos Estruturais (European Network on Social Inclusion and Roma under Structural Funds – www.euromanet.eu info@euromanet.eu ), destacamos:


NOTÍCIAS DA EUROPA
EUroma (12 Jan – internet)
No boletim da Rede Europeia sobre a Inclusão Social e os Ciganos abrangidos pelos Fundos Estruturais (European Network on Social Inclusion and Roma under Structural Funds – www.euromanet.eu info@euromanet.eu ), destacamos:
• O Grupo de Trabalho para os Ciganos da UE chegou à conclusão preliminar de
que, embora os fundos da UE ofereçam um potencial considerável para fomentar a inclusão dos Ciganos, estrangulamentos aos níveis nacional, regional e local estão a limitar a sua utilização efectiva pelos Estados Membros.
• A Presidência Húngara do Concelho da UE pretende desenvolver a política
estragégica europeia para a inclusão dos Ciganos, assegurando que os temas fulcrais são tratados, durante a sua Presidência, pela Comissão Europeia, pelo Concelho para os Assuntos Gerais dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da UE e pleos Chefes de Estado e do Governo.
• Em 29 de Março haverá em Bucareste uma Conferência sobre os Fundos da UE
Para a integração dos Ciganos.

Gitanos (Mar-Jun)
A secção “A Fondo” desta importante revista da Fundación Secretariado Gitano (Espanha) é dedicada à “População cigana e os Fundos estruturais. Resumo do Relatório da Rede EURoma”. Por falta de espaço no presente nº, voltaremos a este assunto noutra oportunidade. O artigo sintetiza o relatório que foi apresentado na II Cimeira Europeia sobre a População Cigana em Córdova em Abril. Portugal é mencionado como utilizando os Fundos estruturais com incidência em pessoas ciganas, em programas de igualdade de oportunidades e em projectos de mediação.

OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) / ODIHR (Gabinete para as Instituições Democráticas e os Direitos Humanos): publicou um livro sobre “Polícia e Ciganos: Boas práticas na construção de confiança e de compreensão” (notícia em Gitanos (Mar-Jun).

CCEE (Concelho das Conferências Episcopais da Europa)
Na Assembleia Plenária da CCEE, de 30 de Setembro a 3 de Outubro, o Secretário Geral da CCEE, P. Duarte da Cunha, apresentou uma nota intitulada “A questão dos Ciganos na Europa”. Nela se constata a riqueza do que a Igreja está a fazer pelos Ciganos, tanto nas áreas social como na pastoral, como se depreende dos 17 relatórios nacionais que a CCEE solicitou e recebeu. Sublinha-se ainda o traço comum aos trabalhos empreendidos pelas pastorais dos Ciganos que é a amizade para com eles e não a ideologia e ainda que o trabalho de quem se empenha na proximidade com os Ciganos nem sempre é bem compreendido pelos outros católicos. Na referida nota sugere-se que a CCEE passe a acompanhar de uma forma mais continuada a pastoral dos Ciganos e a sua situação na Europa e defende-se o respeito pela especificidade cultural dos Ciganos. A Igreja, diz-se na nota, ajuda o diálogo entre os Ciganos e a restante sociedade; promove a educação e a superação dos preconceitos; ajuda os pobres procurando que tenham uma vida digna e uma consciência da sua fé cristã e intervém, procurando soluções, como o fizeram os Bispos franceses, dialogando com o Estado na recente crise.