O SENHOR CHAMOU A SI O SR. ADÉRITO MONTES

No dia 3 de fevereiro o Senhor chamou a si o Sr. Adérito Montes (AM). Cofundador e Presidente da Oficina ROMANI, Presidente da APODEC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Etnia Cigana, associação cofundadora da FECALP – Federação Calhim Portuguesa, entre outras múltiplas atividades, AM foi gestor dos bairros sociais na GEBALIS – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa (CML). Recentemente, AM protagonizou a curta metragem Entre os Montes com a sua biografia. De 1 a 3 de junho de 2000 AM participou no Jubileu dos Ciganos de todo o mundo em Roma, integrado na delegação da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos. Na ocasião, AM dirigiu a seguinte carta ao Santo Padre João Paulo II:

Lisboa, Portugal, Junho de 2000

“Santo Padre. Os ciganos da minha idade ouviram, à roda da fogueira dos paradeiros, os antigos contarem a história da alegria dos ciganos. Ensinavam-nos a lenda que, quando Jesus vivia em Nazaré, uns meninos ciganos tinham ido brincar e cantar perto de sua casa e o seu barulho e traquinice incomodou Nossa Senhora. Mas Jesus disse a sua Mãe: “Não lhes tiremos a alegria e a graça de cantar”. E assim aprendemos que a nossa alegria era uma graça de cantar.            

É essa alegria que Jesus nos deu que quero confiar ao Santo Padre. Hoje a nossa gente está ameaçada: é difícil o lugar dos ciganos na sociedade moderna, obrigados a escolher entre a marginalidade e uma integração sem identidade e tradição.        

Da Igreja, mãe e mestra dos cristãos esperamos ajuda e guia neste nosso caminho para guardar e fazer crescer a alegria que Jesus nos deu.      Adérito Montes”

Caravana nº 16