Semanário Ecclesia (8 abr) – PASTORAL

Ecclesia – internet (6 abr)

Portugal: Rede Europeia Anti-Pobreza lança campanha sobre Comunidades Ciganas

“A Discriminação é Falta de Educação” é o lema da iniciativa

A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) em Portugal lançou uma campanha nacional de sensibilização contra a discriminação sobre as comunidades ciganas, com o lema “A Discriminação é Falta de Educação”.

Numa nota, a EAPN refere que os “preconceitos e estereótipos dominam pensamentos e atitudes e, por isso, a evidência de que há ainda muito por fazer relativamente aos ciganos, esse povo cujo Dia Mundial se celebra a 8 de abril”.

 

“Estamos conscientes de que as atitudes, os comportamentos e as próprias representações sociais resultam de um conjunto de mensagens e informações, geralmente distorcidas da realidade, fundadas em experiências de situações negativas vividas por alguns cidadãos e que se converteram em generalizações”, explica Maria José Vicente, socióloga da EAPN Portugal e coautora, com Sérgio Aires, sociólogo e fotógrafo, do livro ‘O Singular do Plural’, que será apresentado no âmbito desta iniciativa.

 

A campanha assenta em sete mensagens emitidas por sete cidadãos de etnia cigana que trabalham ou estudam, com o intuito de “quebrar mitos e representações negativas”.

A segunda fase da campanha vai ser apresentada entre 16 e 20 de maio, no Porto, e contempla o lançamento do livro e exposição fotográfica ‘O Singular do Plural’.