D. José Edson Santana Oliveira, Bispo de S. Salvador da Baía e Presidente Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil (ver CARAVANA nº 57 em “Ciganos são Noticia”) foi recebido pelo Papa, na 1ª quinzena de Setembro, por ocasião da visita ad limina dos Bispos do Brasil.

PRESIDENTE DA PASTORAL DOS CIGANOS DO BRASIL FOI RECEBIDO PELO PAPA E VISITOU COMUNIDADE CIGANA DE ESPINHO
D. José Edson Santana Oliveira, Bispo de S. Salvador da Baía e Presidente Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil (ver CARAVANA nº 57 em “Ciganos são Noticia”) foi recebido pelo Papa, na 1ª quinzena de Setembro, por ocasião da visita ad limina dos Bispos do Brasil. Segundo o próprio refere, D. Edson apresentou a Sua Santidade “as alegrias e os desafios da nossa Pastoral”: o envelope branco que se vê na fotografia é o pedido que fez ao Papa da “criação de uma Prelazia ou outra forma jurídica para maior autonomia da pastoral. O Papa ficou muito interessado e disse-me que ia estudar o pedido com muito carinho”.
Em seguida, D. Edson foi em peregrinação a Santiago de Compostela e foi convidado pela responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral dos Ciganos do Porto a visitar a comunidade cigana de Espinho. D. Edson congratulou-se “com a forma como esta comunidade os recebeu” (D. Edson fez-se acompanhar pelo seu secretário e por responsáveis pelo Secretariado Diocesano de Santiago de Compostela.