Roma Virtual Network (3 Mar)


Roma Virtual Network (3 Mar)
Cimeira Europeia Cigana
A II Cimeira Europeia sobre Ciganos que terá lugar em Córdova, “será um acontecimento de primeira grandeza para os dez milhões de ciganos que vivem na Europa”. Para nós, espanhóis, a Cimeira supõe uma responsabilidade dupla: primeiro porque o movimento cigano espanhol goza de grande prestígio em todo o mundo. Fomos pioneiros e organizadores dos dois encontros mais importantes da nossa comunidade, que se celebraram na nossa história: o 1º Congresso Cigano Europeu em Sevilha, 1994, e o Congresso Europeu da Juventude Cigana, em Barcelona, em 1997. Segundo, devido à crise que nos afecta, a nós ciganos em particular. A Cimeira deve adoptar acordos concretos que permitam que os ciganos europeus sejam “os principais e indispensáveis protagonistas do nosso futuro.” Por isso, a União Romani publica o seu 1º Manifesto. Juan de Dios Ramirez-Heredia, Presidente da União Romani (UR) (Barcelona).
Resumo do manifesto
A Cimeira é uma oportunidade única para instituições e governos da UE tratarem de maneira conjunta a exclusão social e a discriminação sofrida pelos ciganos. A UR tem recebido muitas manifestações das expectativas dos ciganos e das organizações que com eles trabalham sobre este evento, no sentido de “os próprios ciganos serem os artífices do seu destino e administradores de tudo o que a eles é dirigido”.
A European Roma Policy Coalition (ERPC), que é um grupo formado por oito organizações europeias adoptou uma Declaração de que a UR partilha e que afirma estar seriamente preocupada com o recente aumento da romofobia (antiganismo) em vários países membros da EU, a qual deveria ser condenada por todas as sociedades europeias, devendo os seus autores ser julgados.
A ERPC defende ainda que esta Cimeira deve evitar ter um carácter meramente declarativo, devendo antes centrar-se em adoptar compromissos sérios sobre estratégias políticas que mostrem uma vontade política de acabar com a brecha existente entre os ciganos e a sociedade maioritária. Manifesta ainda o seu acordo em que os novos Comissários Europeus dêem prioridade aos assuntos sobre os ciganos de acordo com as suas competências.
A UR apela à participação activa dos representantes ciganos na elaboração das conclusões da Cimeira e exorta os governos dos Estados membros a adoptarem com clareza o rumo acordado relativamente ao povo cigano, contando plenamente com ele.