Com uma introdução da Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Justiça, os Direitos Fundamentais e a Cidadania, Viviane Reding (ver referências nos nºs anteriores às suas posições contra as expulsões de ciganos romenos e albaneses em França) a Comissão Europeia divulgou a análise que encomendou ao ERRC em colaboração com o Fundo para a Educação dos Ciganos sobre a “Melhoria dos instrumentos para a inclusão social e a não-discriminação dos Ciganos na UE”.

UE E ERRC divulgam relatório sobre a inclusão social dos Ciganos
Com uma introdução da Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Justiça, os Direitos Fundamentais e a Cidadania, Viviane Reding (ver referências nos nºs anteriores às suas posições contra as expulsões de ciganos romenos e albaneses em França) a Comissão Europeia divulgou a análise que encomendou ao ERRC em colaboração com o Fundo para a Educação dos Ciganos sobre a “Melhoria dos instrumentos para a inclusão social e a não-discriminação dos Ciganos na UE”. Entre as conclusões afirma-se que os fundos devem ter como objectivo os beneficiários Ciganos e a difusão ao nível dos mesmos beneficiários das soluções que podem beneficiar também a população maioritária. Diz-se ainda que é necessário apoio financeiro para fortalecer a capacidade das organizações Ciganas. A participação dos Ciganos aumenta a probabilidade do sucesso e da sustentabilidade das iniciativas; isto implica o seu pleno envolvimento no planeamento, implementação, monitorização e avaliação das iniciativas. Como boa prática de dar prioridade à igualdade de género no financiamento de programas, é citado o projecto EQUAL “Pelo sonho é que vamos” desenvolvido pela AMUCIP (Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas para cuja criação a ONPC contribuiu) e que é referido como um exemplo a seguir na capacitação de projectos criados por mulheres Ciganas.
As redes de projectos, programas e políticas são consideradas ideais para o sucesso dos mesmos através do elemento mais importante para o seu êxito que é a sustentabilidade.