80º aniversário da paróquia de Calvão

Foi em 18 de Novembro de 1915 que os moradores dos lugares de Calvão, Cabecinhas, Canto de Calvão, Choca do Mar, Ponde Vagos, Parada de Baixo e Carvalhais, então da Diocese de Coimbra, requereram ao Bispo-Conde, D. Manuel Luís Coelho da Silva, a criação de uma Paróquia com sede no referido lugar de Calvão. As razões invocadas, entre outras, foram a área desconforme e o elevado índice populacional da Freguesia de Vagos, a grande distância até à igreja matriz, a falta de vias de comunicação, a precária assistência religiosa e a necessidade da formação religiosa de crianças, jovens e adultos.

O demorado processo seguiu os seus trâmites na Cúria Diocesana, sendo ouvidas as várias instâncias canónicas. Perante a morosidade, que fez atrasar a decisão final, os suplicantes não desanimaram; souberam esperar. Efectivamente, apenas em 11 de Junho de 1927 é que o Bispo-Conde houve por bem constituir a nova Paróquia com os lugares mencionados, cuja sede seria na igreja do Sagrado Coração de Jesus de Calvão, ficando a pertencer ao Arciprestado de Ílhavo. O decreto, publicado e lido publicamente em 16, foi executado no dia 25, sendo o Padre António Martins Baptista o seu primeiro pároco.

Posteriormente, em 27 de Janeiro de 1939, Calvão passaria para o Arciprestado de Vagos, então criado pelo Arcebispo-Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, e, em 11 de Dezembro de 1961, o Bispo D. Domingos da Apresentação Fernandes desmembrar-lhe-ia o território que ficou sendo a Paróquia da Ponte de Vagos.

Na ocorrência do 80º aniversário da instituição da Paróquia de Calvão, congratulamo-nos com todos os seus habitantes, nomeadamente com os sacerdotes e religiosas, daí naturais, e com o actual pároco, Padre José Arnaldo Simões.

João Gaspar