Universidade de Aveiro e Siemens assinaram protocolo

Para a instalação de laboratório de investigação A Universidade de Aveiro e a Siemens Portugal assinaram, na semana passada, um protocolo de cooperação visando a instalação, no campus universitário aveirense, de um laboratório de investigação e desenvolvimento Siemens na área das telecomunicações.

Desde o final de 2002 que as duas entidades têm vindo a cooperar num vasto conjunto de actividades de investigação em áreas relacionadas com as telecomunicações, tendo a empresa aberto o seu centro de investigação e o laboratório aos técnicos universitários, as quais serão reforçadas com este novo protocolo.

No futuro laboratório, a instalar na Universidade de Aveiro, serão desenvolvidos trabalhos de investigação avançada na área de telecomunicações em fibra óptica e de plataformas de gestão, em consórcio, ou através do intercâmbio de investigadores das duas instituições, nomeadamente através das bolsas de investigação da Siemens.

O vice-reitor da área da investigação, Francisco Vaz, sublinha que este protocolo é “o reconhecimento de uma multinacional relativamente à capacidade da Universidade de Aveiro na área das telecomunicações em fibra óptica”. Por sua vez, o director geral da Siemens Communications, Hélder Castro, refere que “com a assinatura deste protocolo, escrevemos uma nova página na história da cooperação da universidade com a indústria em Portugal”.