A Diocese precisa de novas construções para responder ao crescimento demográfico

D. António Francisco considera necessário “incrementar uma dinâmica de novas construções para dar resposta às necessidades pastorais de uma Diocese em desenvolvimento e em crescimento demográfico”. Em declarações ao Correio do Vouga, na sequência da inauguração da Igreja de Santiago (14 de Outubro) e na semana em que tiveram início as obras de restauro da Sé Catedral, o Bispo de Aveiro sublinhou que há três igrejas a programar no concelho de Aveiro e várias outras em construção ou restauro noutras zonas da Diocese.

Os novos templos a programar em Aveiro são a Igreja de Azurva (paróquia de Esgueira), uma igreja na zona de expansão da cidade de Aveiro na freguesia da Vera Cruz e a igreja da Urbanização de Santiago (Paróquia da Glória). Como tem sido afirmado, a recém-inaugurada Igreja de Santiago é provisória, devendo dar lugar, nos próximos anos, a um templo de outras dimensões.

D. António Francisco recorda que há igrejas em processo de conclusão de obras, como a de Pessegueiro do Vouga (restauro) e a de Anadia (nova), estando em curso obras nas igrejas de Segadães (nova), Trofa (restauro; obras paralisadas, uma vez que, sendo monumento nacional, são da responsabilidade do IPPAR, organismo que entretanto foi extinto) e Fermentelos (restauro). O Bispo de Aveiro recorda ainda duas obras de carácter social em fase de conclusão: o edifício das Florinhas do Vouga, em Aveiro, e o Lar de Idosos de Ouca (Vagos).

J.P.F.