Envolvido por uma “belíssima moldura humana”, formada por mais de dez mil pessoas, D. António Francisco abençoou os finalistas e exortou-os à perseverança.
No dia da Bênção dos Finalistas, todos os caminhos vão dar à alameda central da Universidade de Aveiro. Logo pela manhã, nos principais acessos da cidade, nota-se um movimento anormal de automóveis. Nas imediações da Universidade, já a pé, vêem-se as mães e avós com ramos de flores para o filho/neto ou filha/neta. Os pais não são tão dados a isso. É Dia da Mãe, mas neste Do-mingo, a festa é do filho/a finalista. Dificilmente a mãe de cada finalista desejará outro reconhecimento para além de ver o seu filho a caminhar com êxito para o fim do curso, o qual, na maioria dos casos, significou para os pais muitos sacrifícios.
Finalistas eram quase mil. Quase todos os que estão no último ano de um dos quarenta cursos das sete escolas superiores da região de Aveiro querem estar no acontecimento que encerra a Semana Académica. Familiares terão sido mais de dez mil. Vêm os pais, os irmãos, o/a namorado/a, os avós, alguns tios e primos, mais alguns amigos. Uma “belíssima moldura humana”, como notou D. António Francisco, no cenário magnífico que os edifícios de cor de barro proporcionam.
Agradavelmente surpreendido com o decorrer da celebração, certamente reconhecendo que para muitos jovens esta é das poucas missas em que participam, o Bispo de Aveiro afirmou: “Felicito-vos, queridos finalistas, e convido-vos a regressardes semanalmente à Eucaristia de cada domingo, para que a bênção agora recebida e o Corpo de Cristo hoje comungado alimentem o vosso viver crente e sustentem o vosso futuro feliz”. A apreensão em relação ao mundo laboral encontrou igualmente eco na palavras do Pastor da Diocese: “Viver a alegria deste dia não faz esquecer nem silenciar as dificuldades com que se debatem os novos licenciados, numa sociedade onde o trabalho escasseia e o medo do futuro se instala. Sofremos com aqueles que possuem saber, vontade e coragem e não encontram trabalho. Nunca desanimeis. (…) A perseverança é o segredo do êxito.”
Compromisso dos estudantes
Os finalistas responderam com a apresentação dos símbolos de curso, no ofertório. Um exemplo: o curso de Química e Bioquímica Alimentar ofereceu uma Roda dos Alimentos e pediu a Deus que seja “vitamina dos sonhos”, “energia para as lutas”, “mineral das virtudes”. Perto do final da celebração, os jovens comprometeram-se a usar os “conhecimentos humanos, literários, científicos e tecnológicos” na “construção de um mundo melhor, de uma humanidade mais solidária”.
Quem ouviu tão bons propósitos – familiares, professores, colegas mais novos…– bem podia afirmar com D. António Francisco: “A Igreja tem a ousadia de vos pedir que sejais para cada um de nós dom da sabedoria humana e certeza do amor de Deus. É pedir-vos muito? Talvez! Mas é pedir-vos aquilo de que a nossa sociedade mais precisa: descobrir no vosso coração jovem e feliz e ler nos vossos diplomas de curso os traços da bondade, os segredos da verdade e as cores da beleza da vida, dons permanentes de Deus”.
