A Ria de Aveiro alagou a cidade

Memória CV – Há 28 anos Notícia do Correio do Vouga de 23 de Fevereiro de 1979:

“Desde Janeiro de 1937, ao que dizem os mais velhos, que a nossa cidade de Aveiro não era invadida pelas águas da Ria.

A meio da tarde do passado dia 15, as águas começaram a sair do canal central e a atingir progressivamente uma amplitude de certo modo assustadora.

No largo da Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, de que apresentamos uma bela imagem, as águas atingiram bastante altura. Aspecto sugestivo – um belo horrível! – apresentavam também a Rua do Clube Galitos, o Largo do Rossio, a zona da Praça do Peixe e ruas adjacentes. Em alguns destes locais as águas terão atingido os cinquenta centímetros, invadindo as habitações e as casas comerciais.

Devido às fortes rajadas, acompanhadas por vezes de chuva intensa, registaram-se faltas de energia eléctrica e os serviços dos CTT contaram 800 telefones avariados.

Por agora já passou, não se tendo registado, felizmente, acidentes pessoais de gravidade. E o sol já voltou a animar a vida com a sua luz e calor. Não esqueça. Porém, os outros…”