No próximo domingo começa o tempo litúrgico do Advento, que prepara para o Natal. Na Diocese de Aveiro, como noutros anos e “tempos fortes”, propõe-se “uma caminhada” para promover uma Igreja que “sai ao encontro do outro”, que “sabe ser anunciadora e portadora da esperança” e com “forte dimensão missionária”, como assinalam os três objetivos da proposta da responsabilidade do Secretariado Diocesano de Educação Cristã para o tempo que vai de 27 de novembro a 24 de dezembro.
Como sinal visível da caminha de Advento 2016, a Diocese de Aveiro propõe a construção de um símbolo semelhante ao de 2015: “Pequena bolsa em papel, em jeito de recipiente de sementes, que possa levar dentro uma mensagem – as ‘sementes” de Advento’”.
Cada uma das quatro semanas do Advento tem uma frase forte: ‘Deus vem semear a esperança’, para a semana entre o dia 27 de novembro a 3 de dezembro, e ‘somos semeadores de esperança’, para a seguinte.
‘Somos portadores da alegria’ é a motivação para a terceira semana do Advento, entre os dias 11 a 17 de dezembro, e, na semana que antecede o Natal, a frase forte é ‘Eu te encontrei… Vem Jesus!’ e é proposto a que seja aproveitada, por exemplo, a iniciativa “Luz da Paz de Belém” dinamizada pelos Corpo Nacional de Escuta, os escuteiros católicos.
A apresentação da campanha bem como alguns materiais estão disponíveis no sítio www.diocese-aveiro.pt