Bispo de Aveiro insiste no essencial da vida cristã

Jovem do Grupo Etnográfico oferece um moliceiro no encerramento da visita pastoral à paróquia

Encerramento da visita pastoral à Gafanha da Nazaré. Santificação, ser discípulo, fazer formação – os apelos do Bispo de Aveiro.

 

D. António Moiteiro encerrou a visita pastoral à Gafanha da Nazaré fazendo três propostas à comunidade cristã: que os cristãos se preocupem em conhecer e amar a Deus, porque o objetivo da vida cristã é a santificação; que queiram ser discípulos, que é “estar sempre a caminho” na descoberta e no encontro com Jesus; e que apostem na formação cristã, que tem de ser sempre “mais e mais profunda”, não só nas crianças, mas também nos jovens e nos adultos, porque é algo que “nunca está completo”.
Depois de duas semanas intensas, em que visitou doentes, escolas, catequeses, empresas, portos, falou com dirigentes autárquicos, associativos e desportivos, foi entrevistado pela rádio e reuniu com as mais diversas pessoas ligadas à Igreja ou não, o Bispo de Aveiro presidiu à missa de encerramento, a que se seguiram, já no exterior da igreja, as atuações do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e da Banda Filarmónica “Musica Velha”. Depois de uma largada de pombos, partilhou-se um bolo de cerca de 70 quilos. Encerrou-se em tom de festa a visita do pastor diocesano. A última tinha sido em 1993.
“Foram 15 dias profundamente intensos”, disse o P.e César Fernandes, pároco, no final da Eucaristia. “Tivemos ações muito vivenciais, visitando o mundo laboral, reunindo com pais e crianças, visitando Schoenstatt, as associações, a Obra da Providência [instituição de solidariedade social]… Alguma coisa ficou para trás, mas a semente está lançada. Para nós, padres, também nos fez bem. Ajudou a focalizar o sacerdócio”, adiantou o pároco da Gafanha da Nazaré.
D. António Moiteiro está esta semana na Gafanha da Encarnação. Segue depois para S. Salvador de Ílhavo, de 12 a 26 de março, e encerra a visita a nível arciprestal no dia 15 de junho, solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.