O tema do casamento homossexual não faz parte da agenda da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que se iniciou esta segunda-feira em Fátima.
“Não vemos essas iniciativas como uma provocação”, diz o padre Manuel Morujão, porta-voz CEP. “É o que o Governo pensa sobre a vida e a família, a posição da Igreja vai noutra linha. Mas o que ela tem a dizer está dito” na nota pastoral «Em favor do verdadeiro casamento», publicada em Fevereiro (ver CV de 25/02/2009) .
D. Manuel Clemente defende que seria oportuno “discutir, sem pressas” a legalização do casamento homossexual fazendo um “grande debate nacional sobre este tema”. A posição do prelado foi defendida a 3 de Outubro, numa tertúlia no Casino da Figueira da Foz.
O Bispo do Porto acentuou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo pode ser contratualmente aceitável, mas não o pode ser em termos familiares, já que, lembrou, a conjugalidade apenas resulta da união entre um homem e uma mulher.
O porta-voz da CEP afirmou à Lusa que a ideia de D. Manuel Clemente é “respeitável”, pois permitiria um “um debate esclarecedor” sobre o tema.
Na agenda da reunião de Fátima da CEP constam os seguintes pontos:
1. Discurso de abertura do Presidente da CEP; 2. Informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Episcopais; 3. Documentos para avaliação e aprovação (Nota Pastoral sobre a Eutanásia e o testamento vital; Nota Pastoral sobre a missão dos leigos na Igreja e no mundo); 4. Visita de Bento XVI a Portugal (Maio de 2010); 5. Apresentação dos Decretos-Lei que regulam a assistência espiritual e religiosa; 6. “Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal”: estado da questão e sequência; 7. Análise e votação do orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2010.
