Bombeiros de Albergaria lançaram 1.ª pedra do novo quartel

85.º Aniversário A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha lançou a primeira pedra do novo quartel no dia 18 de Abril, ao comemorar o seu 85.º aniversário.

O novo quartel será construído na zona industrial de Albergaria. Na cerimónia, além do presidente e de outros elementos do executivo municipal, estiveram o governador civil, José Mota, em representação do Secretário de Estado da Tutela, autoridades militares e religiosas. Pelas 11h foi celebrada uma missa de sufrágio pelos dirigentes, comandantes e bombeiros já falecidos. Houve também a bênção de uma viatura. À noite, um jantar-convívio no actual salão da corporação, com a participação de largas centenas de pessoas, encerrou as comemorações.

Os bombeiros de Albergaria-a-Velha são dos mais bem equipados do país, segundo disse ao Correio do Vouga o presidente da direcção, com equipamentos como as motobombas que podem projectar água até 250 metros, mas não têm neste momento uma sede com as condições adequadas para pessoal e viaturas.

Nota histórica

A primeira informação relativa sobre o combate a incêndios em Albergaria-a-Velha data de 23 de Abril de 1868. António Correia de Melo dirige uma petição à Câmara Municipal para que seja construído um depósito de água para responder aos fogos. A petição não teve seguimento. Em 3 de Abril de 1909, o autarca António Domingues Pinto decidiu adquirir uma bomba para extinção de incêndios e uma sineta para “dar alarme quando for preciso”. Os equipamentos foram colocados nos Paços do Concelho.

Alírio Silva